quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Endereços e contatos das sete Regionais de Jaboatão

Para descentralizar os serviços e atender de forma mais imediata os munícipes, há quatro anos a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes trabalha em sistema de regionais. Dividida por áreas afins, a cidade hoje possui sete Regionais que operam em alguns setores de forma independente, salvo casos específicos encaminhados diretamente à secretaria municipal responsável.

Dessa forma, o Governo Municipal fortaleceu o vínculo com a população local, atendendo as demandas locais, realizando ações dentro das necessidades de cada região. Na sede da Regional é possível enviar reclamações, solicitações de serviços básicos, dúvidas e apresentações de projetos.
Cidadão conheça os endereços de todas as Regionais:

Veja os endereços e telefones:

Regional 01 – Jaboatão Centro
Av. Barão de Lucena, S/N, Centro, Jaboatão dos Guararapes – PE
CEP: 54.110-000                                    
Fone: 3482-5591 / 3482-8236
e-mail: cacregional01@gmail.com
-------------------------------------------------------------------------------------
Regional 02 - Cavaleiro
Praça Severina Rita Coelho, 20, Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes – PE
CEP: 54.250-538                                    
Fone: (81) 3455.8498 
e-mail: cacregional02@gmail.com
-------------------------------------------------------------------------------------------
Regional 03 - Curado
Rua Leonardo da Vinci, 28, Curado II, Jaboatão dos Guararapes – PE.
CEP: 54.220-000                                    
Fone: 3255-2412 
e-mail: cacregional03@gmail.com
--------------------------------------------------------------------------------------------
Regional 04 - Muribeca
Eixo da Integração, 3033, Muribeca, Jaboatão dos Guararapes – PE.
CEP: 54.360.000                                    
Fone: (81) 3377-5517 
e-mail: cacregional04@gmail.com
---------------------------------------------------------------------------------------------
Regional 05 - Prazeres
Rua Santa Elias, 124, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes – PE.
CEP: 54.330-230                                    
Fone: (81) 3476.2946 
e-mail: cacregional05@gmail.com
----------------------------------------------------------------------------------------------
 Regional 06 - Praias
Av. Presidente Kennedy,578, Piedade, Jaboatão dos Guararapes – PE.
CEP: 54.430-030                                    
Fone: (81) 3469.4280
e-mail: cacregional06@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------------
 Regional 07 - Guararapes
Estrada da Batalha, 188, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes – PE.
CEP: 54.4320-000                                  
Fone: (81) 3476.4174
e-mail: cacregional07@gmail.com

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Com mais 18 mil vagas nas escolas, Jaboatão iniciam matrículas

Passadas as festividades da chegada do Ano Novo, é hora de começar, de fato, a executar o planejamento das ações do período que está apenas iniciando. E, dentre ela, a educação fica sempre entre as prioridades. Em Jaboatão dos Guararapes, o Ano Novo começa com a imediata abertura do prazo de matrícula para a rede municipal de ensino: começa na próxima segunda-feira (05/01) e vai até o dia 16 deste mês. Com a disponibilidade de 18 mil novas vagas, a estimativa é a de que a rede municipal fique com 59 mil a 60 mil estudantes este ano (em 2014 o número foi de pouco mais de 53).
O cronograma de matrículas 2015 foi divulgado no início de dezembro e, agora, com a proximidade do prazo, a Secretaria Executiva de Educação agiliza os preparativos para que tudo ocorra com tranquilidade. Das 18 mil novas vagas disponibilizadas, 164 são para creches, 3.555 para a Educação Infantil e o restante será para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  São 130 escolas na rede municipal.  As matrículas dos novatos poderão ser feitas diretamente nas escolas.
São documentos necessários, para o caso de alunos novatos da Educação Infantil e do 1º Ano (zero a 6 anos), o registro de nascimento e um comprovante de residência. Do 2º Ano em diante, é preciso levar também o documento de transferência provisória. O secretário Francisco Amorim lembra ainda que as famílias devem procurar as escolas mais próximas de onde moram para matricular seus filhos e não deixar nada para a última hora. Dos dias 5 e 16 deste mês, serão exatas duas semanas – dez dias úteis – para que todo o cronograma de matrículas seja todo executado. O ano letivo começa em fevereiro.       
UNIVERSALIZAR O ENSINO
O secretário executivo de Educação explica que o aumento das vagas nas escolas de Jaboatão objetiva garantir que nenhuma criança do município fique fora da sala de aula. “Ampliamos o número de vagas com o foco na Educação Infantil. Nosso objetivo é universalizar essa modalidade de ensino, ou seja, garantir vaga na escola para todas as crianças entre 4 e 5 anos de idade”, explicou. Também com essa finalidade, ainda em 2014 (abril) Jaboatão lançou o programa Busca Ativa, pelo qual agentes municipais, em parceria com diversos órgãos e entidades, visitaram residências em todas as sete Regiões Administrativas da cidade, fazendo o levantamento de todas as crianças entre 4 e 5 anos que, por qualquer motivo, ainda estavam sem estudar. Em seguida, os menores foram matriculados.      .
Com o Busca Ativa, Jaboatão partiu na frente procurando a universalização do ensino que, por lei, deverá ser alcançada até 2016. Entidades que atuam na área da Educação destacam que o desafio do País, nesse sentido, é grande.  Este ano, o Brasil precisará colocar na escola 2,9 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que se encontra fora da sala de aula (são 686.386 só na faixa de 4 a 5 anos). Os números apontando o déficit de matrícula são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2013), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tabelados pelo Movimento Todos Pela Educação, a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, que nesta quinta-feira (01/01) publicou reportagem sobre o tema.
Conforme destaca a reportagem, a obrigatoriedade da matrícula, como um dever da família e do Estado, só era definida para jovens entre 6 e 14 anos. Em 2009, uma Emenda Constitucional ampliou essa garantia para as crianças de 4 e 5 anos (alvo do programa Busca Ativa, de Jaboatão) e para os jovens de 15 a 17 anos. Ainda segundo a tabulação do Movimento Todos Pela Educação, a maioria dos jovens que se encontra fora da escola é de família pobre.  

Réveillon de Jaboatão atraiu mais de 200 mil pessoas e polo é consolidado

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes fechou, nesta sexta-feira (02.01), o balanço geral das ações realizadas durante o réveillon na orla do município. O palco foi montado em Candeias, com atrações culturais e religiosas, e o resultado foi bastante positivo, apontando que a cidade está consolidada como um dos principais polos da Região Metropolitana do Recife  (RMR) para festejar o Ano Novo: mais de 200 mil pessoas celebraram a chegada de 2015 no local, numa festa que não teve registro de nenhuma ocorrência grave – a tranquilidade marcou todos os momentos da festividade -, valorizou a cultura pernambucana e teve muita participação popular. 

A estimativa do público foi feita pela equipe da Polícia Militar presente, que atuou no quesito segurança, um dos pontos mais positivos, junto com as atrações artísticas e culturais. A festa, que se torna tradição, foi marcada também pela presença de inúmeras famílias na praia. O evento da virada teve duas novidades: não foram montados camarotes oficiais, além dos públicos e privados, o que reforçou a democratização de um dos principais eventos populares; e foram instalados dois postos de arrecadação de brinquedos para o Instituto Jaboatão Criança, que atende a menores das comunidades carentes.
SÓ PEQUENAS OCORRÊNCIAS

“Foi uma festa muito bonita, animada e, acima de tudo, muita tranquila, com a presença marcante das famílias. Adultos, idosos e crianças ficaram horas brincando na areia da praia, esperando o Ano Novo. O réveillon de Jaboatão dos Guararapes é uma festa que está definitivamente consolidada no calendário cultural do Estado”, destacou o secretário executivo de Cultura e Patrimônio Histórico, Isaac Luna. “A população está valorizando algo que já se tornou tradição. Isso traz uma energia muito positiva”, reforçou o prefeito Elias Gomes.
Toda uma infraestrutura foi montada para oferecer mais organização no trânsito e proteção aos visitantes.  A PM disponibilizou um efetivo de 180 policiais, 21 viaturas e uma central de monitoramento, além do apoio da Guarda Municipal. Sem nenhum registro de pessoa ferida, as ocorrências foram de pequeno porte, a exemplo de alguns casos provocados pelo excesso de bebidas. Assim, na saúde foram prestados 20 atendimentos, com nenhum caso de emergência. Próximo à festa, houve um posto de saúde fixo, com médico, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem e três ambulâncias (uma do Samu).    

25 TONELADAS DE LIXO

Para dar mais fluidez ao trânsito, 20 agentes trabalharam durante o réveillon e no primeiro dia do ano, nas vias do bairro para melhorar o tráfego. Quanto à limpeza, foi feita uma operação especial, que iniciou desde o dia 19 de dezembro.  E nesta quinta-feira, dia 1º, logo após o réveillon, 180 homens foram envolvidos na ação, com a retirada de aproximadamente 25  toneladas de lixo da orla – montante inferior ao registrado no passagem de 2013 para 2014, quando o balanço foi de 30 toneladas.

 “Tudo ocorreu com tranquilidade e sem complicação. Já às 15h da quinta estávamos com o trabalho praticamente concluído”, informou o secretário executivo de Serviços Urbanos, Marconi Madruga.                                                       

Em parceria com a Empetur (Governo do Estado) e a a indústria de bebidas Itaipava, se apresentaram no palco os artistas e bandas Léo Guilherme e Forró Santropé, Nando Cordel, A Barca Maluka, Patusco e Victor Santos. A programação contou ainda com show louvor de frei Damião e a celebração eucarística, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Jaboatão celebra Festa do Glorioso Santo Amaro, padroeiro do município

Começa nesta terça-feira (06/01) a Festa do Glorioso Santo Amaro, padroeiro do Jaboatão dos Guararapes. As comemorações terão início às 6h, com a 8ª Caminhada de Santo Amaro. Ela partirá da Igreja Matriz de Santo Amaro, em Jaboatão Centro, e vai até Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado, onde há um santuário de Santo Amaro, um percurso de aproximadamente  160 quilômetros. A previsão é de que os participantes devem chegar a Taquaritinga no domingo (11/01), por volta das 16 horas.  Também nesta terça, às 18h, haverá a Procissão da Bandeira, saindo da  Comunidade São Joaquim, no Lote 56.

 “Esta é a mais tradicional festa religiosa do município do Jaboatão dos Guararapes, pois celebra o nosso padroeiro. Resgata a história e a tradição de fé de Jaboatão”, sintetiza o secretário executivo de Cultura e Patrimônio Histórico do município, Isaac Luna.

A programação da festa irá até a quinta-feira da próxima semana (15/01). Cada dia contará com uma temática específica, como “Amar com a força do espírito” e “Jesus nos Socorre”.  Terá também diversas celebrações eucarísticas, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, e procissões partindo de diversos lugares.  No último dia (15), haverá celebrações com Frei Damião e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.