segunda-feira, 30 de junho de 2014

Prefeitura realiza capacitação para realizar licenciamento ambiental

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade está realizando, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Habitação e Saneamento, uma capacitação com a gerência de licenciamento ambiental, sobre a rotina da prática. A partir do dia primeiro de julho, Jaboatão dos Guararapes passará a expedir licenciamento ambiental para empreendimentos de impacto exclusivamente local. Ao todo, serão 16 horas/ aula divididas em quatro dias de curso.

Para a Secretária Executiva de Meio Ambiente, Habitação e Saneamento, Sandra Ferraz, o licenciamento ambiental traz inúmeros benefícios ao município. “Jaboatão agora vai poder cuidar ainda mais do meio ambiente. Vamos monitorar a situação desses empreendimentos para que eles cumpram a legislação”.

O município expedirá licenciamento para empreendimentos residenciais, erradicação de árvores e extração mineral. Dessa forma, o licenciamento estabelece condições para a viabilidade dos empreendimentos, a fim de garantir a manutenção e conservação do meio ambiente equilibrado evitando a degradação ambiental. No âmbito municipal, o licenciamento ambiental tem por objetivo resgatar o planejamento a nível local juntamente com os instrumentos de desenvolvimento social, econômico e ambiental.

OPERAÇÃO INVERNO

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem está trabalhando a todo vapor na limpeza de canais e canaletas, para diminuir os transtornos causados pelas chuvas e proporcionar um inverno mais tranquilo a toda população.
Hoje pela manhã (30/06), foram realizados os serviços de limpeza nos canais da Rua do Nazareno e da Rua Francisco Serpa. Este começa na Comunidade Rural de Cova de Onça e vai até a BR 232, possuindo cerca de 3 Km de extensão.

sábado, 21 de junho de 2014

21 DE JUNHO DIA DA MÚSICA

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes homenageia a todos os profissionais da música brasileira que contribuem com os educadores a sua arte na formação de nossas crianças e adolescentes. 
Desenvolver uma música de qualidade é muito mais que somar melodia e letra, é levar para a história de várias gerações ideia, ideal, sentimento e formas de ver o mundo.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Arraiá do Jaboatão dos Guararapes

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes montou um Arraiá pra você curtir as Festas Juninas. De 20 a 23 de junho serão várias atrações no Espaço Cultural do Viaduto Geraldo Melo, em Prazeres, Tonho do Baião, Banda Pinga Fogo (20), Raminho do Acordeon, Marivaldo do Acordeon (21), Arina Costa, Cicó Macedo (22), Maria da Paz e Jaiminho do Exú (23). As atrações começam às 18h, e para a festa ficar ainda maior, no dia do São João, a festança inicia às 16h. Todos os dias diversas quadrilhas juninas se apresentam no local.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

CULTURA LIVRE NAS FEIRAS

Uma vez por mês o Projeto Cultura Livre nas Feiras vai animar os mercados e espaços públicos do Jaboatão dos Guararapes. A iniciativa é uma realização da FUNDARPE em parceria com a Prefeitura. Amanhã, a partir das 9h, o forró vai tomar conta da feira do milho na praça Nossa Senhora do Rosálio, em Jaboatão Centro. Desta vez, o projeto trará as bandas Parceiros do Forró com o ritmo pé de serra, Grupo Resgate Popular e o cantor Rafinha Paz. 
É só chegar e dançar.

Os alvarás de 235 novos permissionários de táxi,




O prefeito Elias Gomes entregou, na manhã da quinta-feira (12/06), os alvarás de 235 novos permissionários de táxi, que já estão nas ruas do município. O evento, que aconteceu no estacionamento da sede da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em Prazeres, marcou o fim do processo licitatório iniciado há um ano. Os novos permissionários se somam aos 750 táxis que já atendem a população.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Prefeitura exibe jogo de abertura da Copa do Mundo em três arraiais de São João

Brasil x Croácia será transmitido no Pátio de São Pedro, Sítio Trindade e Parque Dona Lindu; programação do dia inclui Alcimar Monteiro, Novinho da Paraíba e Assisão


O torcedor que quiser aproveitar o clima de São João para assistir às partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo da FifaTM poderá escolher um dos três arraiais juninos onde haverá exibições públicas dos jogos: Sítio Trindade, Pátio de São Pedro e Parque Dona Lindu. As transmissões começam nesta quinta (12), às 17h, com o jogo de abertura, entre Brasil x Croácia, e acontecerão também nas duas outras apresentações da seleção na primeira fase. Serão utilizados telões de LED, medindo 3 metros de altura por 4 metros de largura.

Além dos jogos, o público poderá aproveitar a programação de shows dos arraiais. Na quinta (12), a festa do Sítio Trindade começa às 16h, com a banda Mastigados do Forró. Às 19h, entram Jane Lima & Banda, às 20h30 é a vez de Luiz Dantas e Alcimar Monteiro sobe ao palco às 22h, seguido por Novinho da Paraíba às 23h30.

No Parque Dona Lindu, o arraial também abre às 16h, com o Trio Cangaceiros Pé Deserra; após a exibição da partida, é a vez de Chico Bala, às 19h, e Sagrama, às 20h30. Já no Pátio de São Pedro, as atrações são Benedito da Macuca e Banda, às 16h, vindo depois Mano de Baé; Renato Spencer e Café Caxaça; Rogério Rangel; e Assisão, às 23h30.

Elba Ramalho – Na terça (17), às 16h, o jogo Brasil x México, marcado para o Castelão, em Fortaleza, será exibido nos três arraiais. No Sítio Trindade, a programação de shows começa logo após o final da partida e terá o Grupo Manga Rosa e Seus Manguitos, Banda Segnos, Truvinca e Elba Ramalho.

No Parque Dona Lindu, Eliel Galdino sobe ao palco às 15h, seguido por Pecinho Amorim às 18h, Nádia Maia às 19h30 e Cristina Amaral às 21h. Já no Pátio de São Pedro, a animação começa às 15h, com o Trio Mastigado do Forró. Após o jogo, é a vez de Rapadura Xique Chico, Tony Veras, Big Banda Nordestina e Irah Caldeira, às 22h30.

Maciel e Zé Ramalho – As exibições públicas incluem também a partida final do Brasil na primeira fase, contra Camarões, às 17h da segunda-feira (23), no estádio Nacional, em Brasília. No Parque Dona Lindu, o show principal é do paraibano Zé Ramalho, às 21h, com Bojo da Macaíba dando a largada às 15h e Muniz do Arrastapé e Climério de Oliveira vindo logo após o jogo.

Os frequentadores do Pátio de São Pedro verão, a partir das 15h, o show do Trio Pé de Serra Marinho do Recife, além do Forró Balaio de Cheiro, Flor de Maracatu, Rabecado, Jorge Silva e, às 23h59, Anastácia. Por fim, no Sítio Trindade, Mestre Luiz Paixão toca logo após o encerramento da partida, seguido por Kazakão de Couro, Maciel Melo, Luizinho Calixto e Paulinho Leite.

Serviço
O quê: Exibições públicas dos jogos do Brasil na Copa do Mundo da FifaTM

Quando: Quinta (12), às 17h, Brasil x Croácia; Terça (17), às 16h, Brasil x México; Brasil x Camarões, às 17h da segunda (23)

Onde: Pátio de São Pedro, Sítio Trindade e Parque Dona Lindu

Equipe técnica de Ipojuca conhece os avanços do sistema Redesim de Jaboatão

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebeu, nesta quarta-feira (11/06), uma equipe técnica de Ipojuca para apresentar os avanços do Redesim em Jaboatão dos Guararapes. Trata-se de um convênio entre a gestão e a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) que, por meio de um sistema informatizado, agiliza o processo de abertura de empresas. A equipe técnica de Ipojuca, formada pela Secretaria Especial de Desenvolvimento econômico, Saúde/Vigilância sanitária, Meio Ambiente e Controle Urbano, quer levar para o município os avanços do sistema.
"Eles vieram conhecer o funcionamento da nossa Redesim e isso é um reconhecimento para o trabalho desenvolvido hoje em Jaboatão", disse o Agente de Desenvolvimento Municipal, Borges Orzil, que recebeu os visitantes. 
O economista e Agente de Desenvolvimento Econômico, Diego da Costa, um dos participantes da equipe de Ipojuca, disse que o encontro possibilitou um conhecimento maior do funcionamento da Redesim para a equipe. " Ipojuca veio conhecer melhor o exemplo de Jaboatão e dar mais celeridade ao nosso sistema", enfatizou.
Atualmente, Jaboatão é o único entre os municípios que possuem o convêncio com a Jucepe que viabiliza uma resposta de formalização de empresas em 24h. Em 2013 foi criado um comitê gestor da Redesim, e isso é um diferencial para o sucesso do sistema, pois cuida exclusivamente de demandas da Rede.

Inscrições para as eleições para o Conselho Municipal de Juventude são prorrogadas

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude, prorrogou as inscrições para as eleições do Conselho Municipal de Juventude. O novo prazo para os coletivos juvenis, que queiram participar do processo eletivo, é até o dia 30 de junho. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Gerência de Juventude, levando a documentações listada no regimento ou via e-mail pelo endereço: gerenciajuventudejg@gmail.com
De acordo com a gerente de Juventude de Jaboatão dos Guararapes, Mariana Lyra, a Comissão Eleitoral prorrogou porque o número de inscritos é insuficiente para a realização das eleições. “São sete assentos que compõem o Conselho Municipal de Juventude, cada assento é ocupado por uma entidade diferente e nem todas as categorias foram preenchidas”, explicou Mariana.
Até agora, oito entidades já estão aptas a participar das eleições. São elas: Centro Social Mão Amiga, Estudiosa, Grêmio União Força e Ação, MJPOP, Núcleo Educacionista de Jaboatão, União da Juventude Socialista, União dos Estudantes de Pernambuco e União Jaboatanense dos Estudantes Secundaristas.
Para o secretário de Direitos Humanos, Política Sobre Drogas e Juventude, Marcello Gadelha, a ideia é efetivar a participação juvenil nas decisões e deliberações da pauta de juventude do município. “A reativação do Conselho Municipal de Juventude é uma instância fundamental para estabelecer um diálogo direto e qualificado com os jovens, trazendo, com isso, consistência e legitimidade no desenvolvimento das Políticas Públicas voltadas para esse segmento”, salientou.
A Comissão Eleitoral estará recebendo as inscrições de segunda a sexta, das 9h às 16h, até o dia 30. No dia 04 de julho serão publicadas as listas dos candidatos, cabendo entrar com recursos nos dias 09 e 10 de julho. As eleições estão previstas para acontecer no dia 16 de julho, das 15h às 19h, na Escola Vereador Antonio Januário, localizada na Av. Agamenon Magalhães, S/N, Massangana. Outras informações: 3341.3277

Comunidade que Faz entrega ruas nos bairros de Guararapes, Dom Helder e Nova Jerusalém


Um trabalho de união realizado pela população e a Prefeitura dá o tom do Programa Comunidade que Faz. Na noite desta terça-feira (10/06), o Prefeito Elias Gomes inaugurou onze ruas nos bairros de Guararapes, Dom Helder e Nova Jerusalém. Todas as ruas e travessas receberam intervenções de drenagem e pavimentação de intertravado. As ruas beneficiadas foram: Travessas 4, 5, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 localizadas na Estrada de Linha Velha, em Guararapes, Travessa Jaraguari, em Dom Helder e por fim a Travessa da Felicidade, em Nova Jerusalém.
Para o Prefeito Elias Gomes, o projeto é resultado da confiança entre população e gestão. “As pessoas deram as mãos à gestão e fazem uma corrente para realizar esse projeto. E mostra o respeito que a prefeitura tem com a população”, finalizou o gestor.
Já a moradora há 40 anos da travessa 8, a dona de casa Lindalva Silva, 64 anos disse que ficou encantada com a pavimentação de sua rua. “Nunca esperei ver uma coisa tão bonita na minha rua. Antigamente só se via buracos. Estou muito satisfeita, só tenho que agradecer a Deus”.
A promotora de vendas, Daniele Nilma, 27 anos mora há 27 anos na travessa Jaraguari se mostrou satisfeita com o resultado do trabalho. “Essa travessa era horrível, muito buraco, muito inseto. Estou satisfeita”, lembrou.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Passarela do aeroporto pronta para funcionar

A passarela que liga o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre ao Terminal Integrado do Aeroporto, no lado oposto da Avenida Mascarenhas de Morais, começa a funcionar no ínicio da próxima semana, sem inauguração oficial. Pela passarela, localizada no piso superior em frente ao portão B de embarque, o usuário poderá ter acesso ao metrô ou ônibus sem precisar fazer a travessia pelas duas pistas da Mascarenhas. 

Iniciada no primeiro semestre de 2012, ela tinha previsão de ser concluída em um ano, mas não ficou pronta a tempo para a Copa das Confederações no ano passado e será entregue a menos de uma semana para a Copa. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria das Cidades, a passarela não fazia parte da matriz da Copa e foi bancada com recursos do estado.

Ontem, o turista Rafael Vasco de Souza, 29 anos, chegou de Salvador para assistir aos jogos do Mundial e, sem perceber, quase inaugurou a passarela, mas foi barrado. “Eu vi o portão aberto e pensei que já estivesse funcionando”, contou o turista. A curiosidade do turista baiano o fez chegar ao local de acesso da passarela, mas para quem desembarca no primeiro piso ainda não há sinalização indicando como chegar ao equipamento no piso superior. 

A passarela pretende resolver um problema histórico de circulação do pedestre que chega ou sai do aeroporto. A logística atual é toda voltada para o automóvel. O maior desafio, no entanto, será atrair o passageiro que usa o avião para pegar o metrô ou o ônibus. “Usar o metrô pode ser vantajoso para não pagar tão caro pelo táxi. Eu posso descer na estação central e de lá pegar um táxi”, avaliou a administradora Sueli Macedo, 40 anos, que costuma viajar a trabalho pelo menos duas vezes por mês. 

O equipamento custou R$ 26 milhões e mede 461 metros de extensão com 9,6 metros de largura. A passarela conta ainda com três esteiras rolantes e um elevador que dá acesso ao interior do terminal integrado. Por ser uma obra do governo do estado, que fará ligação com o terminal integrado, a manutenção do equipamento ficará a cargo do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, e não da Infraero ou metrô.

Saiba mais

Os números da passarela do Aeroporto


R$ 26 milhões
foi o custo das obras da passagem, que tem:
461,27 
metros de extensão
9,60 
metrosde largura
15,50 
metros de altura

Equipamentos:
Escada rolante nos dois sentidos
Elevador
Sala de administração
Sala de manutenção
Cobertura de aço

Fonte: Secretaria das Cidades

Mutirão Tributário de Jaboatão bate expectativas e é prorrogado

O 1º Mutirão Tributário Regionalizado de Jaboatão dos Guararapes fecha sua primeira etapa com um saldo bastante positivo:  negociou, até esta sexta-feira (06.06), aproximadamente R$ 5 milhões em dívidas, a exemplo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Desse montante, mais de R$ 900 mil foram quitados com o pagamento a vista. Durante duas semanas, mais de 1,6 mil acordos foram realizados no Curado, Cavaleiro, Jaboatão Centro e no Marketing Place, em Piedade. O mutirão chegaria ao fim nesta sexta-feira, mas a demanda provocou a prorrogação, até o fim do mês.
“A expectativa inicial da primeira edição já foi atingida, que era arrecadar R$ 2 milhões. Esse valor foi mais que dobrado. Até agora, a movimentação está sendo intensa nos postos de atendimento", informou o secretário Executivo de Finanças, Eromir Moura, que decidiu pela prorrogação.
Os contribuintes, portanto, ainda podem pagar as dívidas em condições diferenciadas de pagamento, como  a redução de até  100% na multa e nos juros, pagar o valor em cota única ou dividir em até cinco vezes sem juros, nas sete Regionais ou na sede da secretaria, no Market Place. 
Outra forma de pagar os tributos é a divisão do pagamento em 12 vezes sem juros no parcelamento e com 50% na redução da multa e nos juros. O débito ainda pode ser dividido em 24 vezes sem juros no parcelamento, com a redução de 40% na multa e nos juros, ou em até 60 vezes com juros no parcelamento de 0,5% ao mês.
Serviço:
Secretaria Executiva de Finanças
Local: Market Place
Endereço: Avenida Bernardo Vieira de Melo, 1650 - Piedade
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h
Telefones: (81) 3378-6496 / 0800 281 1925

Maria da Penha encerra curso sobre cidadania em Jaboatão

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes recebe nesta sexta-feira (06.06) a visita de Maria da Penha, que realizará uma palestra no auditório da Faculdade Guararapes, às 15h. Vítima de violência doméstica, Maria da Penha lutou por mais de 20 anos para que seu agressor fosse punido. Em reconhecimento à sua luta, a lei 11.340/06 foi batizada com seu nome.
A palestra marca o encerramento do curso “Defensoras e Defensores do Direito à Cidadania”, que visa tornar estudantes, agentes públicos, líderes comunitários e profissionais liberais multiplicadores da luta contra a violência contra a mulher. O curso foi promovido pelo Instituto Maria da Penha. Mesmo sendo parte final da capacitação, o seminário será aberto ao público.
Durante todo o dia, Maria da Penha será prestigiada por diversas atividades no município promovidas pela Prefeitura em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Jaboatão). Às 10h, Maria da Penha será recepcionada por 10 mulheres vítimas de violência no Centro Maristela Just, onde recebem assistência psicológica, social e jurídica.
Já às 10h40, será feito o plantio de uma árvore de Ipê na Praça Pedro do Rio, Piedade. Às 11h10, ela fará uma visita ao Espaço ARIA – Projeto Bantu Mulher, no qual mulheres aprendem a produzir objeto como roupas e acessórios para que possam vender e, consequentemente, obter sua independência financeira. As mulheres do projeto irão entregar um presente confeccionado por elas à convidada.
Às 12h, Maria da Penha participará de um almoço promovido pela OAB Jaboatão na Pizzaria Atlântico. Lá, ela receberá do prefeito Elias Gomes a medalha “Mulheres dos Guararapes”, criada para homenagear pessoas que se destacaram na luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher e a busca da cidadania feminina.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

REFLITA UM POUCO NA SUA VIDA

EliasGomes assina convênio para instalação de sede provisória do IFPE em Jaboatão

Elias Gomes
“Essa é uma conquista que se incorpora ao patrimônio educacional que está em expansão no município”. Foi com essas palavras que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, recebeu o presidente da Comissão de Expansão 3 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o professor Daniel Assunção, para a assinatura do convênio que autoriza o funcionamento do Instituto no município, em sede provisória. O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira (04/06), na sede do executivo municipal, em Prazeres.
O campus do IFPE está sendo construído em Jaboatão Centro, que tem previsão para ser entregue no final de 2015. Na sede provisória, o Colégio Atual, em Piedade, dois cursos técnicos serão ofertados: Técnico em Informática para Internet e Técnico em Qualidade. A expectativa é que em 2016, as aulas se iniciem na nova sede, com mais dois novos cursos: Técnico em Fabricação Mecânica e Técnico em Soldagem. O professor Daniel Assunção explicou que a escolha dos cursos se deu após um trabalho em conjunto entre Instituto e Prefeitura, especialmente com as secretarias municipais Executivas de Educação; e Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.
“Através do trabalho prestado por uma consultoria, que fez um levantamento prévio com a necessidade de mercado e de uma pesquisa de oferta de mão de obra com cursos técnicos e superiores, além de uma consulta pública sobre o interesse dos munícipes, chegamos a esses cursos. Além disso, Jaboatão está numa região estratégica do Estado”, explicou Assunção. “Trabalhamos a expansão do Instituto, mas será a gestão da unidade junto com os alunos que dará a nova cara do campus”, completou.
O processo seletivo para ingressar no IFPE acontecerá no próximo domingo (08/06). Foram 682 inscritos com Ensino Médio completo, que concorrerão a 160 vagas. As aulas se iniciarão em agosto desse ano. De acordo com o diretor-geral da unidade Jaboatão, Iran Oliveira, entre os novos campi abertos no Estado, o município foi o que teve o maior número de inscritos. “Isso demonstra que o trabalho prévio de consulta para ofertar esses cursos foi exitoso”, destacou o professor.
Iran aproveitou o momento para revelar a alegria em gerir o IFPE na terra em que viveu boa parte de sua vida. “Cresci aqui, em Cavaleiro. Estou muito feliz em trabalhar numa instituição como essa, e participar desse processo de formação profissional dos jovens jaboatanenses. Não tive a mesma oportunidade de ter essa formação na minha terra, portanto a alegria é ainda maior”, enfatizou.
O prefeito Elias Gomes aproveitou o momento para externar a alegria com mais essa conquista que ficará para Jaboatão dos Guararapes. “Em 2009, não tínhamos nenhuma escola para a formação técnica dos jaboatanenses. Entre parcerias com institutos estaduais, federais e privados, deixaremos seis novas escolas técnicas em Jaboatão dos Guararapes”, lembrou o prefeito. “É um legado que ficará para o município. É uma conquista que envolve muitas pessoas, muitos esforços”, completou.
Além de Jaboatão dos Guararapes, as unidades do IFPE também serão instaladas em Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Olinda, Palmares e Paulista, e dos dois campi do Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IFSPE), com sede em Petrolina, serão construídos um em Serra Talhada e outro em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado.
FORMAÇÃO
O diretor-geral da unidade Jaboatão, Iran Oliveira, aproveitou para lembrar que há outros cursos, pelo PRONATEC, que estão com inscrições abertas para pessoas com outras formações. “Estamos com formação para Agentes Culturais, que funcionará também no mesmo local, em Piedade. Nossa intenção é ampliar a oferta de cursos por esse programa, atendendo a necessidade local”, explicou Iran.

terça-feira, 3 de junho de 2014

PARQUE HISTÓRICO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES



Parque Histórico Nacional dos Guararapes - Jaboatão dos Guararapes - O Parque Histórico Nacional dos Guararapes é um dos lugares históricos mais importantes do Brasil, declarado no ano de 1971 está localizado no Bairro de Prazeres. No século XVII era conhecido como Monte dos Guararapes e foi o lugar onde aconteceu a Guerra da Restauração Pernambucana onde os habitantes da população venceram os ataques dos holandeses, motivo pelo qual o povoado foi declarado 'Berço da Pátria'. Nas suas proximidades merece especial destaque a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, além de belos mirantes e um espaço cultural com maquetes e painéis alusivos as batalhas.


Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres - Jaboatão dos Guararapes - A construção da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres foi ordenada pelo Genaral Francisco Barreto de Menezes no ano de 1656, em agradecimento aos habitantes do local por vencer aos holandeses na Guerra da Restauração Pernambucana. Situa-se em um marco incomparável, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, palco da famosa batalha, no seu interior estão guardados os restos dos heróis João Fernandez Vieira e André Vidal de Negreiros, além de várias imagens barrocas de grande valor histórico, destacando a da padroeira da igreja e obras de arte dos séculos XVII e XVIII.

HISTORIA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Jaboatão dos Guararapes é um município costeiro do Estado de Pernambuco, localizado ao sul do Recife e ao norte do município de Cabo de Santo Agostinho, um dos mais importantes da Região Metropolitana. Graças a sua excelente infra-estrutura hoteleira, monumentos maravilhosos, belas praias, áreas de lazer e por ser um importante centro econômico e comercial converteu-se em um dos principais núcleos turísticos de Pernambuco. Na nossa visita não podemos esquecer de visitar o Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e o Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

O início de Jaboatão dos Guararapes remonta-se ao século XVI, no ano 1593 a cidade foi fundada por Bento Luiz de Figueroa e pertencia ao território de Olinda, primeira capital do Estado de Pernambuco. 

No século XVII Jaboatão dos Guararapes foi palco da vitória contra os holandeses na Guerra de Restauração Pernambucana e a cidade foi proclamada 'Berço da Pátria'. No Monte dos Guararapes ocorreram vários enfrentamentos da famosa batalha, que é encenada todos os anos no atual Parque Nacional dos Guararapes.

No ano de 1884 a cidade foi elevado a categoria de município de Olinda e anos depois, em 1892, constituiu-se como município independente, desvinculando-se do município de Olinda o qual pertencia. 

Atualmente possui uma das costas mais visitadas do Estado de Pernambuco onde o turismo é sua principal fonte de ingressos. Seus mais de 8 quilômetros de praias para todos os gostos, é o principal pedido para os turistas.



OPERAÇÃO INVERNO

A Rua Jangadeiro, principal acesso aos Conjuntos Residenciais Dom Hélder Câmara, em Candeias, está recebendo um novo sistema de drenagem, que visa evitar ocasionais problemas no período de inverno. A Prefeitura do Jaboatão investe em melhorias para a população residente na região e algumas ruas transversais também estão sendo englobadas na operação, a Rua Pedrinópolis é uma delas.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Caminhão tomba na Serra das Russas

Leitores informam que os ocupantes do caminhão teriam ficado feridos.  Foto: Reprodução/ WhatsApp

Um caminhão tombou, no início da tarde desta segunda-feira na BR-232, município de Gravatá. O acidente aconteceu na Serra das Russas. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma viatura foi encaminhada ao local. Não há informações sobre feridos. 

Pelo WhatsApp do Diario de Pernambuco, leitores enviaram imagens e informaram que os ocupantes do caminhão teriam ficado feridos.


Fonte:DP

Tentativa de assalto em shopping do Grande Recife deixa feridos

68817370968a33374d9c76137f5308f0.jpg

Uma tentativa de assalto a dois carros-fortes que prestam serviço à agência do Banco do Brasil que fica dentro do Shopping Guararapes, no bairro de Piedade, em Jaboatão, espantou os clientes na manhã desta segunda-feira (2). De acordo com a assessoria de imprensa do centro de compras, houve tiroteio e pelo menos duas pessoas ficaram feridas.
Ainda de acordo com a assessoria do shopping, os assaltantes chegaram por volta das 9h40 em dois carros, com o auxílio de motos, e anunciaram o assalto no estacionamento do mall.
A troca de tiros começou ainda no estacionamento entre os seguranças dos carros-fortes e os bandidos. Os dois clientes atingidos foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira.
"O Shopping Guararapes prestou toda a assistência às vitimas e está cooperando com a polícia. As delegacias de Roubos e Furtos e de Prazeres estiveram no local para dar inicio às investigações", diz a nota divulgada após o ocorrido.
De acordo com o taxista Eládio Orlando, que estava no local, muitas pessoas saíram correndo desesperadas. "Teve gente se jogando no chão, gente entrando dentro dos carros, pulando a cancela do shopping para fugir, foi muito pânico mesmo", relatou.
Fonte:NE10

ASSALTO NO SHOPPING GUARARAPES


A informação preliminar é que alguns clientes que estavam na fila da casa lotérica do Shopping Guararapes, onde ocorreu um tiroteio nesta manhã, teriam sido baleados. A polícia ainda não confirma a quantidade, mas funcionários de lojas do próprio shopping falam em três a cinco pessoas feridas. Os nomes e o estado de saúde ainda não foram informados.

Pelo WhatsApp do Diario de Pernambuco (81 8222-3456) pessoas relataram que houve muita correria e pânico dentro do estabelecimento.

Mais informações em instantes.

Descaso

Rua Antonio Zazar, de frente a Igreja dos Mormos, nas três faixas sentido praia Localizada na esquina da Av. Bernardo Vieira de Melo. uma Serie de irregularidades, Uma moradora que não quis se identificar, disse que não existe mais calçadas para pedestres, porque como vocês veen nas imagens, uma total falta de Respeito com a População e com os moradores da Área.. Esta tendo uma construção e os trabalhadores estão cortando os ferros em cima da calçada, e colocando areia em cima da calçada....
TOTAL ABSURDO.
Testo de Respeite Jaboatão.



Dia Mundial do Meio Ambiente

Uma semana repleta de ações ambientais começa, a partir de hoje (2/6), em Jaboatão. Agora pela manhã, educadores fazem a Blitz Ambiental com panfletagem e orientação aos motoristas, ciclistas e pedestres abordando sobre o excesso de buzina, som alto, descarte correto do lixo e muito mais. São quatro horas de ação– distribuídas pela manhã e tarde- na Praça do Rosário, no Centro