quarta-feira, 30 de abril de 2014

Naufrágio no Rio São Francisco deixa um morto e cinco desaparecidos

d7ddfb15d37a56f5d61b289222ec01f9.jpg
As buscas mobilizaram a população local nesta quarta-feira
Foto: reprodução Sento Sé Notícias.

Cinco pessoas - quatro adultos e uma criança e 11 anos - continuam desaparecidas após um naufrágio ocorrido na noite de terça-feira (29). Uma criança de quatro ano morreus neste acidente que aconteceu quando o barco "Travessia do Mar Vermelho" afundou no Lago do Sobradinho, no Rio São Francisco. Segundo a Marinha do Brasil, o veículo transportava 40 pessoas entre as cidade de Remanso e Sento Sé, na região norte da Bahia, a 200 km de Juazeiro e a 641 km de Salvador.

Nesta quarta-feira (30) foram realizadas buscas por equipes da Marinha e dos Bombeiros de Juazeiro para encontrar as pessoas que seguem desaparecidas. No entanto, o trabalho foi suspenso por causa do mau tempo na região. As demais pessoas que estavam na embarcação naufragada foram resgatadas por barcos que passavam pelo local no momento do acidente.
Em entrevistas aos veículos de comunicação locais, os sobreviventes contaram que no momento do acidente, o vento assoprava forte, as ondas muito agitadas criaram pânico na passageiros. Também há informações de que, a hélice da embarcação bateu no tronco de antigas árvores existentes pela formação do lago, o que perfurou o fundo da barca.

Segundo informações da Marinha do Brasil, a embarcação era inscrita na Agência Fluvial de Juazeiro e tinha capacidade para transportar 54 passageiros e 3 tripulantes. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de 90 dias, foi instaurado para apurar as causas e responsabilidades pelo ocorrido.
Fonte:NE10

Falta de energia há mais de três horas em Piedade

Há mais de três horas os moradores do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, estão sem energia.
Os semáforos das principais ruas estão sem funcionar.  De acordo com a Gerência de Trânsito e Transporte (GTT) do município, um transformador que atende a região estourou e não há previsão para a volta do funcionamento dos semáforos.
A Celpe confirmou que uma equipe já está na localidade trabalhando para consertar o problema.

Chuvas continuarão intensas no Grande Recife e Zona da Mata


67761eae46696d836827eb83119101b7.jpg


Quem vai sair de casa no feriado do Dia do Trabalho, nesta quinta-feira (1º), deve continuar atento para a previsão do tempo. Desde o início desta semana, as chuvas vêm causando transtornos para os moradores da Região Metropolitana do Recife.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas devem continuar, sendo mais intensas durante a noite desta quarta-feira (30) e a madrugada desta quinta-feira (1º). As precipitações serão intensas principalmante no Grande Recife e na Zona da Mata de Pernambuco. A situação está sendo intensificada por ventos que vêm do Atlântico.


TRANSTORNOS
 - Nesta quarta-feira (30), as chuvas foram intensas nos bairros do Alto do Céu, que chegou a ter 105 mm de precipitação; Dois Irmãos, Nova Descoberta, Dois Unidos, além de Prazeres, em Jaboatão, Águas Compridas, em Olinda e Paratibe, em Paulista.

A Defesa Civil registrou ocorrências como quedas muros, nos bairros de Dois Unidos e no Ibura. Na linha do tiro, duas famílias precisaram ser removidas devido aos alagamentos, Os canal dos Bultrins, em Olinda, e o da Agamenon Magalhães transbordaram.

Barreira deslizou na Rua Vigília em Águas Compridas
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal


Em Águas Comprias, uma barreiras deslizou na madrugada desta quarta-feira sobre a casa de suas famílias e não deixou feridos.
Fonte:NE10

JABOATÃO EM ORDEM





O Jaboatão em Ordem integra diversos serviços voltados à manutenção do espaço urbano para garantir a mobilidade humana.
Hoje (30/4),o programa executa a desocupação da Praça Marcos Freire, Regional 4

DEFESA CIVIL EM PLANTÃO

Fortes chuvas estão ocorrendo na Cidade. A Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes está de plantão.
Em caso de ocorrências, é só chamar.

Após o milagre, o abandono

Os gêmeos Davi e Saulo completarão 1 ano no próximo dia 13. Desde o nascimento, os pequenos encaram adversidades. Esmagaram todas até agora. Desprezaram estatísticas e contrariaram a medicina. Mas agora eles correm o risco de carregar sequelas graves para o resto de suas vidas por algo muito menor: a falta de transporte para levá-los à fisioterapia.
Eles nasceram siameses, compartilhando o mesmo fígado e parte do diafragma. E foram separados após complicada e demorada cirurgia. O procedimento durou mais de quatro horas.
No dia 10 de janeiro, após a alta do Imip, a família de Davi e Saulo passou a morar numa casa em Paulista, emprestada pelo governo do Estado (foto de Dani Neves/JC Imagem). Antes, residiam no Alto Santa Terezinha, em Água Fria, Zona Norte do Recife. Com a mudança, a ida às consultas ficou mais complicada. A mãe dos gêmeos e de outras duas crianças, Karine Medeiros, porém, não tinha com o que se preocupar: na visita à casa nova, o secretário de Desenvolvimento Social, Bernardo D’Almeida, assegurou transporte regular.
Davi e Saulo nasceram siameses, compartilhando o fígado, e foram separados após complicada cirurgia
Davi e Saulo nasceram siameses e foram separados em cirurgia
Os gêmeos deixaram de aparecer nos jornais e nas televisões. E, com o tempo, a presteza do governo virou esquecimento. Davi e Saulo necessitam de duas sessões de fisioterapia por semana para corrigir a postura dos pequenos corpos. Foram a seis consultas. A última delas no dia 18 do mês passado. Desde então, o carro nunca mais foi buscá-los. Já perderam umas dez sessões. A ausência de explicações à família reforça o desrespeito.
Carente de estudos e de dinheiro, a mãe não sabe o que fazer. Tenta ligar para o número do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) impresso num dos panfletos que recebeu. Mas ninguém atende.
É revoltante imaginar que Davi e Saulo, depois de tantas vitórias, poderão ser derrotados pelo abandono.

RECIFE EM BAIXO DE CHUVA NESSA MANHÃ

Mais um dia de transtornos por conta das chuvas no Recife. Árvores caídas e os constantes alagamentos voltaram a prejudicar a população na manhã desta quarta-feira. 

Fotos: Débora Siqueira/Facebook / @Karine_gabi/Twitter / @Suesantos/Twitter / Nadson Lima/WhatsApp

segunda-feira, 28 de abril de 2014

ENCERRAMENTO DA FESTA DA PITOMBA

28 de abril (segunda-feira)

18h – Os Koringas
20h – Forró Calango Aceso
22h – Polentinha do Arrocha

Assalto ao banco Santander em Boa Viagem. Dois suspeitos são presos

A agência do Banco Santander, localizada Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, zona sul, foi assaltada na manhã desta segunda-feira. A ocorrência foi confirmada pela Polícia Militar. Pelo WhatsApp do Diario de Pernambuco, um leitor regiustrou a movimentação no local.

A PM  foi acionada pelo 190. Por volta das 10h30,  seis homens invadiram o banco, quebrando a porta de vidro com uma marreta e rendendo os dois seguranças. Os suspeitos pegaram um malote de dinheiro e os dois revólveres dos dois vigilantes.

A ação dos bandidos aconteceu logo após a agência ter sido abastecida por um carro-forte. De acordo com a PM, há fortes suspeitas que outros criminosos já estariam dentro do Santander dando cobertura ao assalto. As imagens do circuito interno ainda serão analisadas.

Dois suspeitos foram detidos por policiais militares da Rádio Patrulha nas imediações da Fábrica Vitarella, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. A dupla foi conduzida para prestar depoimento na Delegacia de Roubos e Furtos.

Jaboatão desburocratiza cadastro mercantil da Rede Sim

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem dando exemplo no processo de desburocratização do cadastro mercantil para empresas de pequeno e médio porte. É que desde que o Governo Municipal criou um comitê gestor envolvendo diversas Secretarias, em outubro do ano passado, a redução de tempo para o cadastro foi significativa. Antes, o período para o empresário obter uma resposta se sua empresa estava apta, em termos legais, a se fixar na cidade era de até 90 dias. Hoje, em menos de 24 horas ele já obtém um retorno. 
De acordo com Borges Orzil, agente de desenvolvimento municipal da Rede Sim, a integração das pastas ligadas ao trâmite burocrático da Prefeitura foi o principal componente para a redução do tempo. “Hoje,  o empresário vai no site da Junta Comercial de Pernambuco e tira o CNPJ, o sistema consulta o município para verificar sua viabilidade. Recebemos diretamente essa solicitação e em menos de 24 horas, damos um retorno”, afirmou.   
RESULTADOS
Os processos para implantação das atividades empresariais tem resposta de seus pleitos de viabilidade de instalação no município em menos de 24h. Anteriormente eram necessários mais de três meses para a finalização dos processos. De janeiro de 2012 até março de 2014, mais de 4mil e 800 processos de cadastros mercantis foram realizados em Jaboatão. 
REDESIM 
É um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas (Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeituras Municipais) com objetivo de desburocratizar os processos de abertura e alteração de dados no Registro de Empresas podendo ser utilizado por todo cidadão que deseja constituir uma empresa enquadrada no seguimento de natureza jurídica como Micro Empresa - ME e Empresa de Pequeno Porte - EPP. 
CRONOLOGIA
O Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, assinou no dia 13 de agosto de 2012, o convênio de adesão ao Sistema Integrado da REDESIM com a Junta Comercial do Estado de Pernambuco - JUCEPE, sistema que permite a integração dos cadastros para a redução de tempo no processo de formalização de empresas no município. 
Com a viabilidade aprovada o cidadão se dirige à Junta Comercial para registrar a empresa com a documentação necessária e recebe: 
· O número de inscrição no registro empresarial – NIRE;
· O número de registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ, fornecido pela SRF –
Secretaria da Receita Federal;
· O número de Inscrição Estadual - IE, fornecido pela SEFAZ; 
A seguir, a Junta Comercial envia os dados da empresa para a Prefeitura que fará os trâmites para liberação do Alvará de Funcionamento. 
RECONHECIMENTO 
O modelo adotado por Jaboatão dos Guararapes já vem dando resultados. Outras cidades da Região Metropolitana do Recife, a exemplo de  Abreu e Lima tem mostrado  interesse em conhecer os procedimentos adotados por Jaboatão. Técnicos da cidade estarão visitando uma série de municípios nos próximos dias. 
Vantagens da Rede Sim

Para o cidadão
· Realizar todo o processo de abertura da empresa em um único lugar;
· Economia de tempo e dinheiro na abertura da empresa. Ao final do processo de consulta de
viabilidade na internet, o cidadão recebe um número de protocolo, uma relação com a
documentação necessária, o custo estimado dos gastos e uma relação dos possíveis impedimentos
na abertura da mesma;
· Acompanhamento do processo, tanto na consulta de viabilidade como na constituição da empresa,
através de consulta via internet. Com isso, fica fácil saber se a empresa foi ou não aprovada e se há
necessidade de documentação complementar ou qualquer outra pendência.

Para as Prefeituras:
· Transparência e rapidez na legalização de empresa;
· Maior possibilidade de geração de novos empregos;
· Incremento na arrecadação;
· Legalização de empresas no município;
· Possibilidade de controle efetivo do quantitativo das empresas por segmentos.
Para as demais instituições: 
· Recepção na Junta Comercial das informações do registro de empresa de cada Instituição envolvida
no processo, criando naturalmente um link entre todas elas;
· Informações das atualizações feitas na Junta Comercial são enviadas eletronicamente às entidades
para atualização de cadastros.

Para a Junta Comercial:
· Atualização do cadastro automaticamente, dispensando o trabalho de digitação manual de
processos diários, evitando erros e falta de informações;
· Diminuição do número de exigências em processos, uma vez que durante a consulta de viabilidade o
usuário entrará com informações corretas, que gerarão automaticamente os contratos, evitando o
retorno de processos;
· Redução de mão de obra para digitação dos processos diários, bem como de espaço físico, gerando significativa economia

Concurso da Guarda Municipal tem inscrições prorrogadas

As inscrições para o concurso público para Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes foram prorrogadas. Agora, com a nova data, os interessados deverão realizar a inscrição no site UPE NET até o próximo dia 05 de maio. Entre as exigências, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino médio. A ação obedece a uma determinação do Tribunal de Justiça.
Assim, a primeira etapa da primeira fase, a prova objetiva, que seria realizada no último dia 27 de abril, foi adiada para 18 de maio. A UPE Net contactou os candidatos, informando as alterações. O novo calendário de atividades do concurso está disponível no endereço www.upenet.com.br
Jaboatão atualmente possui um quantitativo de 307 guardas municipais que estão distribuídos em postos de serviços nas sete Regionais Administrativas da Cidade, prioritariamente em escolas municipais, postos de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social e nos Conselhos Tutelares.
ALTERAÇÕES  
A portaria de número 313/2014, com as alterações no concurso, foi publicada no Diário Oficial do município de quinta-feira (24.04).
Poderão ser isentos do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, os candidatos que comprovarem a condição de doadores de sangue e que tiverem efetuado pelo menos três doações no período de um ano anterior ao início das inscrições no Concurso ou que, cumulativamente:
- Estiver regularmente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de que trata o Decreto Federal nº. 6.135, de 26/06/2007;  
- For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº. 6.135, de 26/06/2007

Forró de Léo Guilherme e meu Forró Santropê animam domingo da Festa da Pitomba




Subir o Monte dos Guararapes é um tradição cultivada por muitas famílias, como a de Cláudio Albuquerque, que todos os anos vai à festa. “É uma tradição que vem passando de geração em geração. Esse ano trouxe meus filhos e pretendo trazê-los sempre”, disse. Ele foi um dos que participaram das programações da noite deste domingo (27/04), da 357ª Festa da Pitomba. A atração principal da noite foi a banda de forró Léo Guilherme e meu forró Santroppê. 
Os três palcos montados no Parque Histórico Nacional dos Guararapes atraíram pessoas de diversas idades e de localidades diferente, como Rafaela Catarina, 21 anos, que veio de Barra de Sirinhaém para participar da festa. “É o meu primeiro ano aqui na festa e estou gostando. Estou me sentindo segura e as atrações estão legais. Ano que vem quero voltar”, disse sorridente.
A festa este ano tem um diferencial. 60% das atrações são do município, o que dá um caráter mais regionalizado ao evento. “Temos visto grande participação popular. Famílias inteiras vindo à festa. Isso demonstra o sucesso do evento, o que é resultado do esforço da gestão do prefeito Elias Gomes, quem vem investindo forte na valorização da cultura e da tradição locais”, salientou Karla Menezes, secretária de Políticas Sociais Integradas. 
MISSA – Entre as muitas correntes da festa está a parte religiosa. Durante o evento, diversas missas são realizadas em louvor a Nossa Senhora dos Prazeres. O prefeito do município, Elias Gomes, participou da missa da noite deste domingo. “É gratificante ver a festa ganhar novas proporções. Com a gestão de Elias Gomes, melhorou o apoio para conseguirmos realizar uma boa festa. Isso tem sido fundamental para a preservação de nossa tradição”, salientou Dom André, administrador do santuário.

Homenagens a Reginaldo Rossi marcam o sábado na Festa da Pitomba






A noite desse sábado (26/04), na 357ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, a Festa da Pitomba, foi marcada por homenagens ao cantor Reginaldo Rossi. O cantor pernambucano que faleceu no final do ano passado é também o homenageado da festa. O grupo The Rossi, formada por integrantes da banda que acompanhava o cantor em seus shows, levou o público ao delírio com músicas desde o início da carreira do Rei do brega aos seus grandes sucessos.
Um dos vocalistas do The Rossi, Binno Batista, falou da emoção de subir ao palco da festa da Pitomba sem a presença de Reginaldo. “Essa é a primeira vez que cantamos na festa da pitomba sem Reginaldo. A expectativa foi muito grande, mas o público reagiu bem a nossa banda e a homenagem que fizemos hoje”, falou. Binno comentou ainda que o momento mais especial da apresentação foi quando tocaram garçom, um dos hits de Rossi. “Nessa música, em especial, colocamos perucas e óculos escuro para ficarmos parecidos com ele. É uma pequena homenagem que o público gosta muito. Hoje, não foi diferente”, contou o vocalista,
O casal Francisco Varela, 56 anos e Marileide Barbosa, 52 anos, moradores do bairro dos Guararapes, são casados há 36 anos e curtiram agarradinhos o show embalados pelas músicas de Reginaldo Rossi. “Sou fã de Reginaldo Rossi, e essa noite está sendo especial com as músicas dele. Venho a festa faz 10 anos, esse ano já curti três dias e virei até o último. A minha família toda está aqui hoje, meus cinco filhos estão por ai dançando. Esse é o melhor ano, comparando aos outros”, enfatizou Marileide.
A noite teve início com a banda de brega Os Moreninhos, que embalaram o público com seus sucessos e o encerramento da festa ficou a cargo da banda de brega Faringes da Paixão. O grupo conhecido pelo brega irreverente e repleto de sucessos, desde Calypso a banda Musa,  deram o tom da noite. Faringes fez questão de cantar canções de Rossi. “O nosso repertório vai ser o de sempre, mas não vamos deixar de homenagear Rossi com algumas de suas músicas”, enfatizou o vocalista do grupo Marcelo Araújo. O percussionista do grupo, Emmanuel Pereira fez questão de ressaltar a ansiedade de tocar na festa. “Essa é a segunda vez que tocamos aqui, mas estamos ansiosos em tocar para um público tão grande”.
O secretário executivo de Cultura e Patrimônio Histórico, Isaac Luna, destacou o sucesso da festa esse ano. “A festa da pitomba está acontecendo com muita tranquilidade, mas principalmente está acontecendo num clima de resgate da tradição cultural e histórica do que representa a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres que é uma festa de 357 anos e a Festa da Pitomba que é Patrimônio Imaterial da Cultura Pernambucana. É uma festa do calendário cultural do Estado, não só de Jaboatão. Toda programação representa a cultura de Pernambuco, a cultura de Jaboatão, as nossas tradições, a nossa história e por isso que ela está com muita tranquilidade. Por que quando o povo se reconhece na festa, ele brinca com tranquilidade, com alegria e com prazer”, destacou Luna.

Mudança de regras elimina a Banda Lapada do Superstar

A Banda Lapada, única representante do estado de Pernambuco, participou na noite do domingo ao vivo do reality musical da TV Globo,Superstar, apresentado por Fernanda Lima e André Marques. No VT de apresentação, a vocalista Mary Campbell se intitulou "a Beyoncé de  Recife" e impressionou os jurados com a versão brega de Ainda bem, sucesso da cantora Marisa Monte.

Mesmo levando o "sim" dos jurados Ivete Sangalo, Fábio Jr. e Dinho Ouro Preto e conseguir os 70% de aprovação do público - o suficiente para fazer o telão "subir" e classificar a banda candidata - uma mudança de regras impediu que a Lapada seguisse adiante na competição, já que no último dia das audições, surgiu um ranking que classificaria os seis maiores índices de aprovação da noite. Eles ficaram em penúltimo lugar com 71%.

A apresentação rendeu assunto nas redes sociais na noite do domingo, ocupando os Trending Topics do Brasil no Twitter. Muitos falaram que eles deveriam ter escolhido uma canção autoral da banda, outros lamentaram a eliminação do grupo e reclamaram da mudança repentina das regras.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Prefeitura prorroga inscrições para concurso da Guarda Municipal

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes resolveu prorrogar o prazo para as inscrições do concurso público para Guarda Municipal, finalizado no último dia 08 de abril. A ação obedece a uma determinação do Tribunal de Justiça. Agora, com a nova data, os interessados deverão realizar a inscrição no site UPE NET até o próximo dia 05 de maio. Para participar, os interessados precisam ter idade mínima de 18 anos. A escolaridade exigida será o ensino médio.  
Assim, a primeira etapa da primeira fase, a prova objetiva, que seria realizada no dia 27 de abril, próximo domingo, será adiada para 18 de maio. A Upe Net está contactando os candidatos informando das alterações. O novo calendário de atividades do concurso já está disponível no endereço www.upenet.com.br
Jaboatão atualmente possui um quantitativo de 307 guardas municipais que estão distribuídos em postos de serviços nas sete Regionais Administrativas da Cidade, prioritariamente em escolas municipais, postos de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social e nos Conselhos Tutelares.
ALTERAÇÕES  
A portaria de número 313/2014, com as alterações no concurso, foi publicada no Diário Oficial do município desta quinta-feira (24).  
Poderão ser isentos do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, os candidatos que comprovarem a condição de doadores de sangue e que tiverem efetuado pelo menos três doações no período de um ano anterior ao início das inscrições no Concurso ou que, cumulativamente:  
- Estiver regularmente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de que trata o Decreto Federal nº. 6.135, de 26/06/2007;  
- For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº. 6.135, de 26/06/2007

Oficinas culturais, esportivas e educativas marcam Festa da Pitomba





A programação de oficinas no Polo dos Canhões da 357ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres chegou ao final nesta sexta-feira (25), fechando dois dias de muitas atividades. Crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas desenvolveram atividades esportivas (vôlei, basquete e atletismo) e tiveram oficinas de contação de histórias temáticas, plantas e ervas medicinais, saúde bucal, dança, percussão e circo, educação patrimonial e educação ambiental. Cerca de 600 jovens participaram das atividades. 
 
O stand de educação ambiental proporcionou aos alunos mostra de filmes temático e mini-palestra com o ambientalista Adriano Arpone, que possui um trabalho sobre limpeza das águas, além de  jogos educativos feitos com material artesanal. Para a secretária executiva de Meio Ambiente, Sandra Ferraz, iniciativas como essa possibilitam a sensibilização das crianças. "As atitudes de hoje vão ter reflexo no amanhã. Se hoje elas têm a consciência da necessidade de um tratamento adequado dos resíduos sólidos e orgânicos, o amanhã será melhor. Uma simples separação do lixo tem um reflexo tanto no meio ambiente como na saúde pública e na geração de renda para a população que faz a catação desses resíduos", explicou Sandra.
A estudante do sexto ano da Escola Nossa Senhora de Fátima (Prazeres), Evelin Vitória, 9 anos, aproveitou a tarde desta sexta-feira (25) para participar das oficinas. "Foi legal participar das atividades, irei ensinar na minha casa o que aprendi aqui sobre como separar o lixo e cuidados com a dengue", afirmou. 

Em outra área, a vigilância Ambiental apresentou ao público um teatro de fantoches para conscientizar sobre a prevenção da dengue. Também  montou uma grande maquete, mostrando como deve ser um quintal adequado para não haver proliferação de animais e insetos que causem risco à saúde pública. Segundo a coordenadora do grupo técnico de educação em saúde da Vigilância Ambiental, Elaine Varela, a iniciativa da vigilância é que as crianças possam reproduzir o que aprenderam na oficina para suas famílias. "Através do lúdico podemos ensinar aos estudantes a manter um ambiente limpo e saudável e, assim, evitar a proliferação de animais e insetos que possam causar danos à saúde das pessoas", enfatizou.

Estudante de Jaboatão é premiado em Olimpíada de Matemática

Mais uma vez, um estudante da rede pública de ensino de Jaboatão dos Guararapes é destaque em premiação nacional. Na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a edição 2013, o estudante Rene Pereira Nunes Filho, da Escola Municipal Poeta Castro Alves, de Prazeres, conquistou a medalha de bronze e mais outros sete estudantes jaboatonenses receberam menção honrosa. O município vem priorizando a qualidade de ensino e, assim, colhendo frutos. 
Os resultados da OBMEP 2013 foram divulgados nesta semana e a data da premiação ainda não foi marcada. A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A iniciativa foi criada em 2005 e, em 2013, as atividades envolveram cerca de 19 milhões de alunos espalhados por quase todos os municípios brasileiros. Dentre as suas diversas ações está o Portal da Matemática, com aplicativos e vídeo-aulas que cobrem todo o currículo da disciplina, do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, contribuindo com material de apoio a professores, alunos e público em geral. 
“Jaboatão sempre tem escolas participando das Olimpíadas. No ano anterioir (2012), outro estudante do nosso município também conquistou medalha de bronze. Estes resultados são frutos do nosso empenho em oferecer educação de qualidade para os munícipes”, destacou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim. 
Mensalmente é oferecida formação continuada para todos os docentes e para contribuir com a prática pedagógica foram distribuídos notebooks para os professores da rede municipal de ensino.

Começa hoje programação infantil da 357ª Festa da Pitomba

A partir de hoje, os pais poderão levar a criançada para aproveitar uma programação educativa e divertida durante as tardes da 357ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, a Festa da Pitomba. Até domingo, haverá duas apresentações infantis por dia, sempre às 16h e às 17h no Polo Cultural, o principal da festa e o mesmo onde ocorrem os grandes shows à noite. Hoje, quem comanda a festa dos pequenos será Circo Alves, e em seguida, o Teatro da Bicharada; no sábado (26), será a vez da Banda Tio Bruninho e a Dança Cia Mover Direitos Humanos; no domingo (27), Maria Florzinha e A Barca Maluka; e a segunda-feira (28), o último dia da festa, contará com a Banda Mini Rock, seguida pelas Fadas Magrinhas.
No ano passado a Festa da Pitomba também apresentou programação infantil, porém durante apenas um dia da festividade. Neste ano, ela irá ocorrer durante quatro dias.  "Nós vimos que o dia em que teve a programação infantil durante o evento no ano passado foi um dos mais interessantes. Você já via desde cedo famílias inteiras com crianças brincando. Então decidimos começar os quatro principais dias da festividade com programação infantil", explicou o secretário executivo de Cultura e Patrimônio Histórico Isaac Luna.
Devido ao seu empenho em incluir programação voltada para o público infantil em todas as festas municipais de Jaboatão dos Guararapes, o prefeito Elias Gomes será inclusive premiado com a medalha "Prefeito Amigo da Infância". A banda jaboatonense A Barca Maluka concederá a honraria neste domingo (27), durante a sua apresentação na Festa da Pitomba.  
O grupo destacou que a o prefeito incluiu atrações infantis nos três últimos réveillon, no PE Folia e nas últimas Festas da Pitomba. “Queremos homenagear os prefeitos visionários, que tem respeito à infância e que levam, durante os eventos, shows que respeitam e incentivam o direito de ser criança, pois temos visto a infância sendo perdida com a cultura musical distorcida com coreografias pornográficas”,  explicou o produtor da banda Leo Arruda.

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realiza, neste sábado (26/04), o Dia D de vacinação contra a gripe. Ao todo, serão disponibilizados à população as 85 unidades de saúde do município e 30 postos volantes que irão funcionar das 8h às 17h. Para a vacinação contra a gripe a meta municipal é imunizar 129 mil pessoas. A campanha teve início na última terça (22/04) e segue até 9 de maio. 
 Na campanha desse ano, além das pessoas com 60 anos ou mais, serão vacinadas crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos(4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Além desses grupos, podem ser vacinados, também, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de  liberdade e os funcionários do sistema prisional. 
As pessoas devem comparecer a unidade de saúde mais próxima a sua casa com o cartão de vacinação em mãos, especialmente das crianças. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A única restrição é para pessoas que têm alergia a ovo de galinha.

Sucesso na sua trajetória de vida

Hoje venho parabenizar um grande profissional meu amigo blogueiro Igor Teixeira pelo seu dia.
Que Deus possa continua te abençoando e que essa data se repita por muitos e muitos anos.
Feliz Aniversário um forte abraço da sua amiga Patrícia Ferreira.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Definidas as atrações do São João da Capitá

As atrações da próxima edição do São João da Capitá já foram definidas. A festa acontece no Chevrolet Hall, dias 6 e 7 de junho. Na sexta-feira, Aviões do Forró, Zezé di Camargo e Luciano, Cavaleiros do Forró, Arreio de Ouro e Magniíficos se apresentam no palco principal. Já no sábado, Bell Marques, Bruno e Marrone, Coleguinhas, Gabriel Diniz e Wesley Safadão e Garota Safada tocam no local. A festa também contará com mais cinco pólos de apresentações: Canto do Poeta, Sala de Reboco, Tenda Eletrônica, Forró Universitário e Cidade Cenográfica, mostrando que a diversidade é o ponto-chave da balada.

Cais da Alfândega, o novo local da Fan Fest da Copa, segundo a Fifa

Festa do Quanta Ladeira no palco Rec-Beat, no carnaval 2013. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Mudança de última hora na Fan Fest do Recife para a Copa do Mundo…
Como se sabe, a Prefeitura do Recife abriu mão da realização do evento oficial do Mundial de 2014, alegando o alto custo da estrutura. Após intensa negociação, caiu de R$ 20 milhões para R$ 6 milhões. Ainda assim, a fan fest só teria o aval da prefeitura se o investimento for plenamente privado.
O impasse segue (seguia?), mas nesta quinta-feira, a Fifa divulgou a localização das doze fan fests.
Em Pernambuco, uma surpresa.
A festa se mantém, segundo a entidade. Mas não no plano original.
A estrutura segue programada para o Recife Antigo, mas no Cais da Alfândega em vez do Marco Zero.
No carnaval, o Marco Zero costuma receber o palco principal, enquanto no Cais da Alfândega é montada a estrutura do festival Rec-Beat.
A capacidade de público é menor, o que deve explicar a diminuição das despesas, algo necessário para a realização do evento na capital pernambucana.
Ao que parece, a Fifa antecipou o acordo com a PCR. Porém, oficialmente a gestão da capital segue sem uma definição…
Fonte:DP

quarta-feira, 23 de abril de 2014

SPORT VENCE O PERNAMBUCANO

Durval comemora seu gol. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Em sua edição de número 100, o Campeonato Pernambucano premiou seu maior vencedor. Com uma nova vitória sobre o Náutico, desta vez por 1×0 na Arena Pernambuco, o Sport conquistou a competição pela 40ª vez em sua história. O capitão Durval, ainda ainda não marcara um gol sequer desde que retornou à Ilha, foi o autor do gol que ratificou o título. E justamente em cima de sua maior vítima.

terça-feira, 22 de abril de 2014

PARABÉNS NOEME SOARES

Hoje dia de festa para nossa querida Noeme Soares, minha querida prima quero te parabenizar por mais um ano de vida, que papai do céu continue te abençoando e realizando todos os teus sonhos.
A nossa família te abraça nesse dia tão especial. 
Feliz Aniversário são os sinceros votos da sua prima e toda família Ferreira.