sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nova canção de Silvanno Salles.

Mudanças no trânsito de Prazeres

Na manhã desta sexta-feira (29/11), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, inaugura o Binário de Prazeres. O novo sistema viário começa a operar na madrugada do sábado (30/11), para o domingo (01/12) e vai mudar o trânsito de Prazeres. A solenidade está marcada para as 10h, nas imediações do banco Santander e do Mercado das Mangueiras.
O binário funcionará da seguinte forma. Quem estiver na Estrada da Batalha e quiser acessar as avenidas Ayrton Senna, para seguir no sentido Barra de Jangada, ou as avenidas Bernardo Vieira de Melo e Beira Mar, no sentido Boa Viagem, continuará usando a avenida Barreto de Menezes e depois seguirá pela Arão Lins de Andrade. A avenida Barreto de Menezes será mão única da entrada da Estrada da Batalha até a entrada de Cajueiro Seco, depois será uma rota para quem vier de Piedade e quiser ir para Cajueiro Seco ou acessar o prédio da Prefeitura. Já quem vier de Piedade e quiser ir para a Estrada da Batalha ou BR- 101, deverá seguir pela nova via, a Cel Francisco Galvão, continuação com a Emiliano Ribeiro e 1ª travessa da Linha Férrea.
Com a mudança no sentido do trânsito na avenida Arão Lins de Andrade e Barreto de Menezes, o transporte coletivo terá as paradas alteradas. 20 linhas municipais e 12 intermunicipais serão afetadas com a alteração. “Quem antes pegava o ônibus nas paradas da Barreto de Menezes para ir a Barra de Jangada ou Boa Viagem agora vai pegar o ônibus na avenida Arão Lins de Andrade ou na própria Barreto de Menezes caso esteja no trecho que vai da Estrada da Batalha até a entrada de Cajueiro Seco. Já quem pegava ônibus na Barreto de Menezes e na Arão Lins de Andrade para ir no sentido Estrada da Batalha, deverá seguir para as paradas da Cel Francisco Galvão”, explicou Evandro Avelar, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Humana.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pedalada noturna comemora a chegada do Natal

Em comemoração ao lançamento da decoração natalina do Recife, a Secretaria de Turismo e Lazer realiza no próximo dia 7 a “Ciclofaixa Noturna do Bem”. O itinerário contempla pontos de iluminação como a Avenida Agamenon Magalhães, Rua da Aurora, Avenida Marquês de Olinda, Cais da Alfândega e Ponte Duarte Coelho. Serão 6,3 quilômetros de uma Ciclofaixa especial, que vai ligar o Parque da Jaqueira ao Cais da Alfândega das 20h do dia 7 à 1h do dia 8. O Parque da Jaqueira será o ponto de apoio com banheiros químicos, palco e arrecadação de presentes para doação ao Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC).

Presença Pernambucana no Encontro com Fátima Bernardes

O ‘Encontro com Fátima’ desta sexta (29), vai contar uma presença pernambucana. A delegada, cantora e compositora Tereza Nogueira vai falar como consegue conciliar o dia a dia na 4ª Delegacia de Homicídios da Capital- Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa com a paixão pela música. Além de exibir o clipe da música Amor de Solidão, ela divide o palco com Jota Quest.

Procon orienta consumidores para compras na Black Friday

De olho na Black Friday, dia do ano onde o comércio oferta grandes promoções e descontos de produtos eletrônicos, o Procon de Jaboatão dos Guararapes orienta os consumidores que irão as lojas para aproveitar os baixos preços ofertados pelos estabelecimentos comerciais. Quem se sentir lesado, poderá procurar o órgão de defesa do consumidor, localizado na Rua Emiliano Ribeiro, nº389, Piedade ou entrar em contato pelo número 0800.281.6970. 
O PROCON realiza atendimentos de segunda à sexta-feira, das 8h ás 17h. 
 Confira dicas abaixo. 
1 - Conferir se há disponibilidade do produto em estoque;
2 - Certificar-se do prazo de entrega, se for o caso;
3 - Prestar atenção se a loja dá prazo para a troca em caso de defeito (obs: Não é obrigação da loja dar prazo para a troca do produto, mas se por acaso o vendedor disser que tem prazo, exigir que o mesmo esteja constando da nota fiscal ou qualquer documento que torne isso público);
4 - Nunca comprar qualquer produto sem que o mesmo seja testado no ato da compra;
5 - Acompanhar o preço do produto de seu interesse antes da black friday para certificar-se do real desconto anunciado (fuga da propaganda enganosa);
6 - Para compras na internet o consumidor tem 7 dias após a entrega do produto para exercer o direito de arrependimento e cancelar a compra;
7 - Previna-se contra sites não confiáveis, "EVITE ESSES SITES", acessando o link abaixo.

Bal Masqué 2014 com Daniela Mercury

O carnaval está chegando e as maiores prévias do estado já começaram os preparativos. O Bal Masqué, por exemplo está fechando o time de atrações e escalou Daniela Mercury para fazer a festa. A data já foi fechada e será no dia 15 de fevereiro no Clube Internacional. Quanto aos preparativos, nada foi divulgado ainda, mas sabe-se que será glamouroso, já que o baile completa 66 anos.

IPTU de 2013 com 100% de desconto nos juros só até amanhã (29)

Os contribuintes inadimplentes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano terão até a próxima sexta-feira (29/11) para quitar o tributo com desconto de 100% nos juros de mora e multa. É que encerra amanhã a campanha realizada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes que visa incrementar a arrecadação municipal, já que a cidade possui um índice de inadimplência em torno dos 60%. 
Após o prazo, o Governo Municipal começará a inserir os contribuintes inadimplentes de tributos municipais em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA. Os 100 maiores devedores do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e os mil principais inadimplentes do IPTU serão os primeiros a serem inscritos.   
“Essa ação será a última instância do Governo Municipal, já que são muitas as formas facilitadas de pagamento dos tributos, a exemplo dos descontos de 100% nos juros de mora e multa para quem quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU de 2013, além da bonificação automática de 30% para o tributo de 2014 e o direito de participar do sorteio do carro 0 km em dezembro. Além disso, realizamos vários mutirões tributários, onde os contribuintes puderam parcelar os débitos anteriores com a Prefeitura”, afirmou o secretário executivo da Receita de Jaboatão, Eromir Moura.   
Ainda segundo Eromir, além de elevar a receita municipal, a população será a grande beneficiada, tendo em vista o ganho em serviços públicos, uma vez que, com o recebimento dos tributos, o Governo Municipal poderá oferecer uma maior quantidade de obras e ações. “É importante que os contribuintes inadimplentes com o município procurem a Prefeitura para obter a regularização ou acessem nosso Portal do Contribuinte, já que estão sendo oferecidas diversas formas de regularização de débito. Como exemplo das medidas facilitadoras implantadas, o abatimento de 100% em juros de mora, além do parcelamento em até 24 vezes dos débitos com desconto de até 50%”, revelou Moura.    
VANTAGENS – 100% de desconto em juros de mora e multa para os contribuintes que pagarem em cota única o IPTU de 2013, além de abatimento automático de 30% no valor do imposto no ano de 2014. Formas parceladas de pagamento em até 24 meses com até 50% de desconto, também fazem parte do conjunto de bonificação ofertado para o contribuinte. Somado a isso tem o programa “IPTU Premiado”, que consiste na distribuição de brindes e prêmios por quinzena para os contribuintes adimplentes com o tributo municipal, visando incentivar a população a ficar “Em Dia com a Cidade”. No dia 28 de dezembro será sorteado um veículo 0 km. 
REGIONAL PRAIAS
A região administrativa onde está situada a orla de Jaboatão representa 75% da arrecadação total do IPTU do município.  Só na orla, a Prefeitura deixa de arrecadar mais de R$ 11,5 milhões e somados com os débitos da Avenida Bernardo Vieira de Melo, o montante ultrapassa 56 milhões que deixam de aplicados nas obras de pavimentação. A inadimplência nessa área chega ao índice de 50% e em toda a cidade 60% da população estão inadimplentes com o tributo.   
ÚLTIMA CHANCE
29 de novembro. Este é o último dia para os contribuintes que estão inadimplentes com o IPTU de 2013 possam se regularizar em tempo hábil de obter o desconto de 30% do tributo em 2014, além de participar do último sorteio do ano do programa “IPTU Premiado”, onde será entregue ao ganhador um veículo 0 km

Reginaldo Rossi é internado em hospital do Recife

 / Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem


Está internado desde a noite da última quarta-feira (27), no Hospital Memorial São José, área central do Recife, o cantor e compositor Reginaldo Rossi. A assessoria de imprensa da unidade informou que o cantor procurou o hospital reclamando de fortes dores no peito.
Ainda de acordo com a assessoria, Rossi está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital, estável e não corre risco de morte. Uma junta médica analisa o quadro do artista para tentar descobrir as causas do desconforto.
O empresário do cantor, Sandro Nóbrega, informou que ele está internado no hospital para exames de rotina e que deve ser liberado já nesta sexta-feira (29).
Reginaldo Rossi tem 69 anos, é recifense e autor de sucessos como A Raposa e as Uvas, Leviana, Garçom, O Pão e Tô Doidão. Conhecido nacionalmente como o Rei do Brega, Rossi realizou há uma semana seus últimos dois shows na capital pernambucana.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mamães sábado dia 30 é dia de vacinação


Trânsito de Prazeres terá mudanças

A partir do próximo domingo (1º de dezembro) o trânsito de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, terá mudanças objetivando melhorarias no tráfego.Com a implantação do Binário, vias que antes eram mão dupla passarão a operar em mão única, os itinerários dos coletivos que circulam pelo local serão alterados.
Para anunciar as mudanças, o prefeito do município, Elias Gomes e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Humana, Evandro Avelar, realizam hoje coletiva de imprensa.

Homenagem a Dominguinhos em Olinda


Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press.


Nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, o cantor Dominguinhos será homenageado pela Câmara de Vereadores de Olinda com o troféu Luiz Gonzaga, O Rei do Baião. 

"Pernambucano de Garanhuns, Dominguinhos se destacou no Brasil e no exterior cantando e difundindo a música e a cultura nordestina", explicou a vereadora Mônica Ribeiro, idealizadora da iniciativa.

As cantoras Guadalupe (ex-esposa) e Liv Moraes (filha) estarão presentes no evento. Diversos sanfoneiros, artistas e artesãos também vai estar presentes no evento. Dominguinhos faleceu no último dia 23 de julho.

Serviço
Homenagem a Dominguinhos
Quando: quarta-feira, 27 de novembro
Hora: 19h
Onde: Anexo da Casa Bernardo Vieira de Melo (próximo ao Mercado Eufrásio Barbosa).

10 dicas para fazer seu blog dar certo! | ABlogPE

10 dicas para fazer seu blog dar certo! | ABlogPE

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jaboatão inicia campanha de vacinação contra o sarampo

O dia D da campanha contra o sarampo em Jaboatão dos Guararapes será realizado dia (30.11) das 8h às 17h. Neste dia, a secretaria de Saúde contará com 95postos de vacinação fixos distribuídos nas 7 regionais do município, como também um posto de vacinação fixo na Secretaria de Saúde Municipal e com 2 postos volantes situado um em Jaboatão Centro e outro em Curado IV.
No município foram confirmados este ano cinco casos do sarampo sendo 60% dos casos em crianças menores de 5 anos. Os sintomas mais frequentes do sarampo são: febre, manchas vermelhas pelo corpo podendo ter tosse, coriza e manchas brancas na boca. A forma de prevenção é a vacinação.
A Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda feira, (25.11) e seguirá até o dia 06 de dezembro. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes pretende vacinar 42 mil crianças de 6 meses a menores de 4 ano 11 meses e 29 dias. A imunização será realizada com a tríplice viral que protege as crianças para o sarampo, rubéola e caxumba. As crianças mesmo com o cartão de vacinação atualizado deverão comparecer aos postos de vacinação.

sábado, 23 de novembro de 2013

O grande dia chegou!!

Hoje 23 de Novembro vai ficar na historia, pois logo a noite as 20:00 hs  vai ser realizado o enlace matrimonial de Alexsandra & Anderson. Um casal de amigos que eu tenho o maior carinho e respeito.
Que Deus possa abençoa esse amor mais e mais.
Aquilo que Deus une o homem não separa.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

ONG denuncia caso de abandono e maus tratos de animais em Itamaracá

Animais estão sem alimento em Itamaracá. Foto: Facebook/Reprodução
Animais estão sem alimento em Itamaracá. Foto: Facebook/Reprodução
Por meio do Facebook, a organização não governamental Diretos dos Animais está denunciando um caso grave de abandono e maus tratos praticado contra pelo menos dois cães no município de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os animais estão trancados em uma casa na Travessa Assunção, número 333. No portão do imóvel, colocado à venda, uma placa pede para que as pessoas não alimentem os cachorros. Visivelmente desnutridos, os cães correm o risco de morrer de fome.

Placa no portão da casa adverte para que os cães não sejam alimentados. Foto: Facebook/Reprodução
Placa no portão da casa adverte para que os cães não sejam alimentados. Foto: Facebook/Reprodução

Pelo Facebook, a imagem chocante dos animais, está ganhando repercussão. A foto é do internauta Gladstone Ferreira do Nascimento, que testemunhou o caso."Ao chegar para passar meu final de semana na nossa casa de veraneio, me deparei com esse absurdo: acredito que esses cães foram abandonados! Eles estão sem agua e sem comida, ao que parece a muito tempo! Fizemos o que pudemos para alimentar os bichinhos, mas tivemos que retornar! E a casa encontra-se fechada, e os cães, apesar de estarem nessa penuria, ainda estão de guarda! (quem tem um cão, sabe o que é a fidelidade canina)", relata Gladstone.

Jovem é preso por obrigar namorada de 15 anos a se prostitui...

Eleitores de 35 cidades pernambucanas devem fazer o cadastro biométrico

Mais de 2,2 milhões de eleitores pernambucanos devem fazer o recadastramento na Justiça Eleitoral. Foto: TSE/Divulgação (TSE/Divulgação)
Mais de 2,2 milhões de eleitores pernambucanos devem fazer o recadastramento na Justiça Eleitoral. Foto: TSE/Divulgação

Nas eleições 2014, mais de 22 milhões eleitores serão identificados pelas digitais em todo o país. Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove o recadastramento biométrico em diversas cidades brasileiras. Em Pernambuco, 2,2 milhões de eleitores de  35 municípios, entre eles o Recife, precisam atualizar seus cadastros. Quem não fizer o cadastro biométrico, não poderá votar nas eleições de 2014.

O sistema biométrico reconhece ou identifica uma pessoa que foi previamente cadastrada em um sistema através das digitais. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos. O recadastramento para o sistema eleitoral foi adotado pelo TSE em algumas cidades brasileiras para melhorar a segurança e a conveniência dos cidadãos.

Em Pernambuco, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), responsável pelo proceso no estado, disponibilizou pontos de recadastramento nos 35 municípios escolhidos pelo TSE. Até 2018, o recadastramento acontecerá também nas outras cidades. No Recife, são 10 postos de atendimento com a capacidade de atender até seis mil eleitores. O prazo para o encerramento do recadastro de eleitores no estado varia para cada município pernambucano. Na capital, o prazo acaba em 22 de março do próximo ano. 

Pela biometria, os eleitores serão reconhecidos por suas digitais no dia da votação, o que poderá reduzir fraudes. Foto: TSE/Divulgação (TSE/Divulgação)
Pela biometria, os eleitores serão reconhecidos por suas digitais no dia da votação, o que poderá reduzir fraudes. Foto: TSE/Divulgação

Passos que os eleitores devem seguir: 

1. Agendar o recadastramento escolhendo um posto do seu município 

- pelo site 

 (TSE/Divulgação)



- pelo telefone - (81) 3194.9400 (escolher opção 1)

2. Ir ao posto no dia marcado e levar os documentos obrigatórios.

* Caso desista de comparecer no dia agendado, o eleitor deve cancelar o agendamento no site.

Que documentos levar?
Documento com foto original, que pode ser carteira de identidade (RG) OU  carteira profissional (Se o eleitor for mudar o nome no título deve levar certidão de casamento e nascimento)

Comprovante de residência com o nome do eleitor ou parente próximo (até 2º grau).

Carteira de reservista para os eleitores do sexo masculino - certificado de quitação do serviço militar obrigatório.

* Não serão aceitos: carteira de estudante, crachás, CPF, e carteira funcional

Quem deve fazer a biomertia?
Todos os eleitores inscritos nos municípios determinados pelo TSE , inclusive os maiores de 70 anos e menores de 18. (Lista abaixo)

O eleitor que mora no exterior deve requerer transferência nas embaixadas ou  representações consulares, indicados no site do TSE, na opção:  Eleitor/ Eleitor no exterior. Se a permanência no exterior for provisória, deverá, imediatamente após sua chegada ao Brasil, comparecer ao cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor para regularizar sua situação.

Confira os locais para o cadastro biométrico no Recife:



Municípios pernambucanos que fazem o cadastro biométrico:

Município                             Prazo final

Afogados da Ingazeira   4 de fevereiro de 2014
Altinho                         11 de dezembro de 2013
Araripina                      31 de março de 2014
Arcoverde                     28 de março de 2014
Barreiros                      31 de março de 2014
Cachoeirinha                14 de janeiro de 2014
Camutanga                  12 de dezembro de 2013
Canhotinho                  28 de fevereiro de 2014
Carnaíba                      29 de novembro de 2013
Custódia                      31 de março de 2014
Escada                         16 de março de 2014
Ferreiros                       23 de janeiro de 2014
Garanhuns                    14 de janeiro de 2014
Goiana                         31 de março de 2014
Ibirajuba                      18 de outubro de 2013
Igarassu                      31 de março de 2014
Ipojuca                        31 de março de 2014
Itaíba                          19 de fevereiro de 2014
Itambé                        31 de março de 2014
Jurema                        19 de dezembro de 2013
Moreilândia                  11 de março de 2014
Moreno                        31 de março de 2014
Palmares                     31 de março de 2014
Petrolândia                   12 de fevereiro de 2014
Recife                          22 de março de 2014
Salgueiro                     31 de março de 2014
São Caitano                 14 de março de 2014
São Joaquim do Monte  21 de janeiro de 2014
São J. da Coroa Grande 11 de outubro de 2013
São Vicente Ferrer         19 de dezembro de 2013
Serra Talhada               31 de março de 2014
Sirinhaém                    14 de janeiro de 2014
Tabira                         15 de janeiro de 2014
Tacaimbó                    6 de fevereiro de 2014
Timbaúba                   31 de março de 2014

* O recadastramento biométrico nos outros municípios do estado acontecerá até 2018, prazo previsto pelo TSE.
* O recadastramento biométrico nos outros municípios do estado acontecerá até 2018, prazo previsto pelo TSE.

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lançará concurso com 2.487 vagas

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes anunciou, na manhã desta terça-feira (19), que das cerca de 4 mil vagas destinadas à substituição dos servidores com contrato da prefeitura local, através de novos concursos públicos, 2.487 já estarão disponíveis em um edital a ser lançado no mês de dezembro. Os salários, de acordo com o órgão, serão entre R$ 805 e R$ 3 mil, mas há cargos em que o valor total pode chegar a R$ 6 mil com as gratificações. 

Leia mais sobre concursos e carreiras no portal Admite-se


De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico do município, a seleção inicial vai abranger as seguintes funções: médico, psicólogo, técnico em enfermagem e dentista (saúde), assistente social (assistência social), engenheiro, arquiteto e fiscal de controle urbano (controle urbano), analista de sistemas (informática), técnico de planejamento (finanças e controladoria), agente de trânsito e guarda municipal (segurança). 


A secretaria informou que parte das vagas iniciais será destinadas à contratação imediata e as demais conforme as determinações do edital de lançamento. No entanto, o órgão não informou sobre a divisão das vagas para as funções. Além destas duas funções, outros concursos públicos vão oferecer oportunidades para terapeuta ocupacional (assistência social) e agentes fazendários e controladores (finanças), ainda sem data específica para a aprensentação dos editais. 
“Os concursos que estão sendo propostos servirão para substituir grande parte desses profissionais. É possível que outros cargos sejam somados aos já planejados, mas estamos analisando a viabilidade e necessidade de novos postos”, explicou Mirtes Cordeiro, secretária de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico. Segundo a secretária, os demais editais passarão por conferência final e serão publicados paulatinamente no início de 2014.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Confira a programação do comércio e dos bancos no feriadão

Na próxima sexta-feira (15), os brasileiros dão mais uma pausa no trabalho por conta do feriado da Proclamação da República. Para muita gente, o feriadão será sinônimo de viagens e descanso, mas para o comércio será uma boa oportunidade de lucrar com a proximidade do Natal. A Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife se antecipou e já informou o horário de funcionamento dos estabelecimentos comercias, incluindo os shoppings centers, durante o feriado. 

Nas lojas do Centro do Recife e dos bairros, o comércio funcionará em horário diferenciado, das 9h às 17h. Já nos shoppings, os horários também serão diferentes. No Shopping Boa Vista, as slojas abrem às 9h e fecham as portas às 18h. No Plaza, o comércio e a movimentação vai das 12h às 21h. 

O Shopping Guararapes informou que o funcionamento das lojas vai das 10h às 22h. O Shopping Recife abre ao meio-dia e fecha às 21h. O Paço Alfândega estará funcionando das 12h às 21h, com todos os serviços à disposição do público. Até o momento, os Shoppings Tacaruna e RioMar ainda não divulgaram a programação do feriado, mas é provável que funcionem nos mesmos horários dos demais. 

Bancos 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também informou, hoje, que as agências bancárias estarão fechadas em todo o país na sexta-feira (15) em função do feriado. A federação orienta os correntistas e consumidores que as contas de consumo (água, energia, telefone, gás e etc.) e carnês que tiverem essa data como vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (18) sem acréscimo. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).             

A Febraban lembra, ainda, que é possível utilizar os canais alternativos para pagamento de contas, como os caixas eletrônicos, o internet banking, o mobile banking, o banco por telefone e o correspondente.  Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou nos correspondentes. Quem está cadastrado no Débito Direto Autorizado (DDA) pode efetuar o pagamento de boletos pelos canais eletrônicos. Basta conferir o canal “pagamentos”, “DDA” e checar os boletos em aberto no seu CPF.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Compesa acaba com 29 pontos de furto de água no interior do estado

A Compesa fez uma operação para combater ligações clandestinas de água na Adutora do Sertão. A Operação Água Legal, realizada em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), erradicou 29 pontos de furtos em cinco dias de ação nos municípios de Cabrobó, Belém de São Francisco e Salgueiro.
Foto: Compesa/Divulgação
Foto: Compesa/Divulgação
O volume de água que estava sendo desviado seria suficiente para abastecer 30 mil pessoas, o equivalente a mais da metade de Salgueiro ou duas vezes a cidade de Parnamirim. Graças à operação, o esquema de abastecimento está sendo normalizado em cinco municípios castigados pela seca, beneficiando cerca de 120 mil pessoas do Sertão de Pernambuco.
A Operação Água Legal teve início no último dia 4. Em parceria com os efetivos da Polícia Militar, incluindo a Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac), técnicos da Compesa realizaram sobrevoos em Cabrobó, Belém de São Francisco e no distrito de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, a fim de identificar manchas verdes onde havia fortes indícios de uso irregular de água.
Foto: Compesa/Divulgação
Foto: Compesa/Divulgação
Ao todo, 23 roçados estavam sendo mantidos com água furtada de tubulações da Compesa. Desse total, nove eram plantações de maconha. “Num momento em que o interior está enfrentando a maior estiagem dos últimos 60 anos, é inadmissível que a água destinada para o consumo humano esteja sendo utilizada clandestinamente para a agricultura ou para cultivos ilícitos. Foi por isso que a Compesa resolveu agir de forma incisiva em defesa de uma necessidade vital da população”, enfatizou o diretor regional do Sertão, Fernando Lôbo.
Com informações da assessoria de imprensa da Compesa.

VAMOS FESTEJAR 20 ANOS DE SUCESSO!

PF apreende R$ 4.970 em notas falsas no interior de Pernambuco


c1894f24039ddf51d5c8b7481c0c97dc.jpg
Dinheiro foi apreendido em três situações distintas. Quatro pessoas foram presas
Fotos: Divulgação / PF em Pernambuco

Do NE10

Denúncias de populares levaram à prisão em flagrante na última sexta-feira (8) de três homens acusados de circular notas falsas em municípios do interior do Estado. O operador de empilhadeira José Sebastião da Silva, de 47 anos, foi preso em Xexeú, na Zona da Mata, com R$ 1.270 em notas falsas. Já Joseildo Justino dos Santos e Manuel Florencio da Silva foram detidos em um ônibus que fazia a linha Bezerros/Gravatá na BR-232. Com a dupla, foi apreendida a quantia de R$ 800 em cédulas falsas. 

Após denúncias, policiais militares do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar) localizaram José Sebastião da Silva tentando repassar a quantia falsa - sendo 12 em notas de R$ 100 e sete em notas de R$ 10 - no comércio local. O suspeito, que segundo informações da polícia estava sob efeito de álcool, foi levado para a Superintendência da Polícia Federal (PF) no Recife, no Cais do Apolo, Centro da capital pernambucana. 


http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/11/notas_cem_falsas_470.jpg
Maioria das notas apreendida pela PM era de R$ 100 (Foto: Divulgação / PF em Pernambuco)

No interrogatório, o operador de empilhadeira afirmou que havia encontrado um pacote com cerca de três mil reais nas proximidades de um banco no município de Xexeú. Uma parte do dinheiro foi dividida entre amigos. Com o resto, José Sebastião informou que pagou uma conta de bar com uma nota de R$ 100. O troco recebido de R$ 45 também foi usado para a compra de bebidas. 

O suspeito foi autuado em flagrante por adquirir, guardar e colocar em circulação moeda falsa. Após o depoimento, foi encaminhado para o Centro de Triagem e Observação Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, onde ficará à disposição da Justiça Federal. Se for condenado, pode pegar penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão.
Na tarde do mesmo dia, o mototaxista Josinaldo Severino da Silva foi preso por policiais militares após tentar trocar uma nota falsa de R$ 100. O suspeito morava em São Paulo e foi detido no município de Bezerros, no Agreste, com 29 cédulas falsas de R$ 100, o que totalizou a quantia de R$ 2.900. Durante interrogatório, Josinaldo disse à polícia que havia acabado de chegar da capital paulista e encontrou o dinheiro em uma lixeira próxima ao terminal rodoviário da cidade.

Ainda na sexta, PMs prenderam Joseildo Justino e Manuel Florencio. Segundo informações repassadas à polícia, a dupla teria tentado trocar uma cédula falsa de R$ 100 na Rodoviária de Gravatá, no Agreste do Estado. Na abordagem feita durante o bloqueio, a polícia encontrou com os suspeitos a quantia de R$ 800. Joseildo, já acusado de agredir sua mulher de 32 anos, estava com sete cédulas de R$ 100, enquanto Manuel estava apenas com uma nota de R$ 100. 

Durante o interrogatório na Superintendência da PF, os dois afirmaram que o montante foi adquirido com a venda de um relógio em Gravatá. Os três foram autuados pelo mesmo crime. Após serem submetidos a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, a dupla foi encaminhada para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza. Se forem condenados, também podem pegar penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão.
Fonte:NE10

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Vacina contra HIV começa a ser testada em macacos

São Paulo – Começaram nesta semana os testes em macacos da vacina contra o HIV, que está sendo desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto Butantan. Os quatro animais começaram a ser imunizados com a vacina que contém partes do vírus. Depois, os macacos receberão um vírus modificado que causa o resfriado como parte dos estudos para desenvolver o imunizante.
Segundo Edecio Cunha Neto, um dos pesquisadores responsáveis por conduzir o projeto, o diferencial da vacina é usar partes do vírus que não se alteram. “Um dos grandes problemas de se fazer uma vacina contra o HIV é que ele é hipervariável”, ressalta ao explicar que o genoma do vírus pode varia até 20% entre dois pacientes. “Nos componentes que nós escolhemos para colocar na vacina estão somente as regiões mais conservadas do vírus, ou seja, aquelas que não variavam de um HIV para o outro”, destacou.
Além de ter pouca variação, as partes do vírus foram selecionadas por provocarem forte reação no organismo da maioria das pessoas. “Nós fizemos o que chamamos de desenho racional, para embutir dentro da nossa vacina mecanismos para que ela fosse capaz de dar uma resposta que funcionasse para os HIVs mais variados possíveis e que funcionasse em um número grande de pessoas”.
Após os testes com os quatro animais, serão feitos experimentos com um grupo de 28 macacos e três tipos de vírus diferentes, todos modificados com partes do HIV. “As combinações desses três vírus são, até hoje, as melhores combinações para gerar respostas imunes potentes em primatas. Então, o que a gente vai fazer é escolher, de quatro combinações diferentes, aquela que deu resposta mais forte. E usar essa combinação para teste em humanos”, detalhou o pesquisador.
Caso seja bem sucedida, a vacina vai aumentar a reação dos imunizados ao vírus, diminuindo a capacidade de transmissão e melhorando a qualidade de vida do paciente. “O que ela vai fazer é reduzir muito a quantidade de vírus, matar as células que estão infectadas. Mas ela dificilmente vai erradicar a infecção. Vai bloquear a transmissão para outra pessoa, porque a quantidade de vírus vai ser muito baixa”.
Atento aos recentes protestos contra o uso de animais em pesquisas, que levaram inclusive ao fechamento de um instituto no interior paulista, Cunha fez questão de dizer que os animais são bem tratados. “Os animais neste estudo não sofrem de maneira nenhuma. Até mesmo para o procedimento de colher sangue ou vacinar, eles estão anestesiados”, enfatizou.
O pesquisador defendeu ainda o uso de animais em experimentos. “Não é possível substituir um teste com animais por um teste de cultura ou teste de laboratório mais simples. O teste em animais vai observar a repercussão de uma nova vacina, uma nova droga, no organismo inteiro”, argumentou.

História de Prazeres




O Bairro de Prazeres é a sede do município de Jaboatão dos Guararapes. Por isso, sua história merece ser contada melhor:

Durante o período colonial, as terras situadas próximas à praia não eram as preferidas pelos senhores de engenho que, com medo de ataques de piratas, instalavam suas fazendas no interior. As terras de Prazeres eram ocupadas apenas por pescadores e tangedores de gado das Curcuranas, que moravam dispersos.
É verdade que essas terras faziam parte do Engenho Guararapes, mas a sede deste ficava situada mais para o interior, próximo ao atual Conjunto Muribeca, portanto, distante da praia.



Com a expulsão dos holandeses, foi levantada a Igreja de NS dos Prazeres, em 1656, nos Montes Guararapes. Desde o início da colonização até o fim do século XIX, as únicas povoações realmente existentes no município eram Muribeca e St ° Amaro de Jaboatão, ambas situadas mais para o interior, e Candelária, Curcuranas e Piedade, situadas à beira-mar.

O povoado de Prazeres só veio a surgir mesmo com a construção da Estação Ferroviária de Prazeres, pertencente à Estrada de Ferro do São Francisco, no ano de 1858. O local passou a ter, a partir daí, um grande desenvolvimento, intensificado principalmente com a construção da ligação com a praia de Venda Grande (Piedade) pelos retirantes da seca de 1878, pagos pelo governo do estado. Esta estrada é a atual Av. Barreto de Menezes. Chegou a ser sede do município de Muribeca em 1889 e depois distrito de Jaboatão, após a extinção do município de Muribeca.



Mas Prazeres só começou a ter a importância que tem hoje a partir da década de 50 quando a urbanização, vinda de Boa Viagem, atingiu Piedade e Candeias. Na década de 70, o crescimento é intensificado com a instalação de várias indústrias, com o apoio da Sudene. Tudo isso fez com que em apenas em 20 anos a população de Prazeres aumentasse 5 vezes, superando Jaboatão Centro, então sede do município.



O crescimento acelerado, a maior circulação de riquezas e o aumento da população fez surgir em pouco tempo muitos bairros e comunidades como Rio das Velhas, Cajueiro Seco, Massaranduba, Guararapes, Tiêta, Vaquejada, Espinhaço da Gata, Vietnã, etc. A falta de planejamento na ocupação gerou problemas de saneamento básico e infra-estrutura, presentes até hoje.



A falta de identidade das pessoas com Jaboatão (pois a maioria vieram de fora), aliada a distância entre os dois distritos gerou o desejo de emancipação ou mesmo uma possível anexação ao Recife. Pensando nisso, o prefeito Geraldo Melo transferiu a sede do município para Prazeres, no ano de 1989, fato que garantiu a integridade do "município da integração nacional". Também mudou o nome do município para Jaboatão dos Guararapes. Hoje, Prazeres é o principal centro econômico, político e administrativo de Jaboatão