terça-feira, 30 de abril de 2013

Dia do Trabalhador vai ser muita festa no Pina


Essa quinta-feira, 1º de maio, dia do trabalhador, promete ser de muita agitação na Praia do Pina. A Força Sindical em Pernambuco armou uma gigantesca festa que começa pela manhã e vai ganhando o dia até a lua clarear. As atrações são para os trabalhadores de todos os gostos.  Vai rolar toda a energia de Gaby Amarantos, o furacão paraense, o romantismo da estouradíssima banda Kitara e os shows marcantes de Cezzinha, Almir Rouche, Nádia Maia e Gerlane Lopes. Tudo de forma gratuita. Um verdadeiro presente para os trabalhadores.
Gaby Amarantos vai arrastar multidões na Praia do Pina. (Foto: Divulgação).
Gaby Amarantos vai arrastar multidões na Praia do Pina. 

PE Folia e Ação da Cidadania entregam Donativos


Os municípios de Terra Nova, no Sertão Central, e Flores, no Sertão do Pajeú serão beneficiados com cerca de 16 toneladas de alimentos arrecadados pelo PE Folia 2013 que foi realizado no último final de semana no Parque de Exposições do Cordeiro. A entrega será feita esta tarde pelo Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário a representantes dos municípios. Participam do ato de entrega das doações os secretários municipais de agricultura, o deputado estadual Sebastião Oliveira, autor da emenda parlamentar que permitiu a realização da arrecadação solidária no evento, e o coordenador do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, Anselmo Monteiro.
foto-11(Foto: Divulgação)

Jaboatão retira os camelôs de calçadas

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes fecha o cerco aos ambulantes. Guarda Municipal e Polícia Militar circulam pelas principais ruas e avenidas de Jaboatão Velho para fazer o reordenamento urbano e proibir o retorno dos comerciantes informais às calçadas e vias públicas. A operação visa garantir a mobilidade de pedestres e motoristas.

São focos da primeira fase da ação a Rua Barão de Lucena, o Beco da Colônia e o entorno do binário formado pelas Ruas Barão de Lucena e Visconde do Rio Branco. A área concentra o comércio informal do bairro.

A fiscalização é permanente, segundo o secretário-executivo de Gestão Territorial de Jaboatão, Adelmo Aragão. A medida atingirá também Piedade ou Prazeres ainda esta semana e se estenderá a todo o município nos próximos meses.

Para evitar resistência dos ambulantes, a prefeitura colocou a equipe nas ruas e alertou para o reordenamento. "Há vários dias, avisamos que as calçadas seriam liberadas. Eles não tiveram oportunidade de criar confusão", explicou.

Segundo Aragão, ainda não existe a opção de os camelôs seguirem para outras áreas. "Nossa prioridade é a livre circulação do pedestre. Estamos trabalhando nos corredores principais, então, por hora, eles podem ir para outras ruas menos agitadas ou mesmo para a feira livre."

"A gente reelege o prefeito, dá nosso voto de confiança e, agora, para dizer que está fazendo alguma coisa, ele tira o ganha pão de muito pai de família. Como esse povo vai se sustentar? Se quer tirar, tem que dizer para onde os ambulantes vão, tem que dar emprego", reclamou o feirante Júlio Ferreira, 48 anos.

De acordo com o administrador da feira livre de Jaboatão Velho, Ezequiel Fragoso, comerciantes ocupam corredores principais porque neles as vendas são melhores e, por isso, eles insistem em voltar. "A maioria tem ponto fixo na feira, mas não quer abrir mão de estar em um local de maior visibilidade. Metade dos que não tem barraca acha que montar banco na Avenida Barão de Lucena é mais lucrativo", afirmou.

Na Avenida Barão de Lucena, os pedestres observam que ficou mais fácil caminhar pelas calçadas, antes tomadas pelos ambulantes. "Moro perto e sempre passo por aqui. Percebi logo a diferença. É ótimo ter espaço para andar sem precisar desviar de bancos e esbarrar nas pessoas", comentou Edisseia Gonçalves, 38 anos. "O ruim é prejudicar os comerciantes, né? O ideal é pensar em uma ação que seja benéfica para todos, porque eles precisam vender seus produtos para viver", disse Wandeley Faustino, 29.

MANUTENÇÃO

Além da liberação do passeio, outras ações para promover a circulação e os espaços de convivência estão sendo pensadas e executadas. "Lavagem e conserto das calçadas, investimento em iluminação pública e outras intervenções complementares de urbanização, como instalação de bancos em praças e placas para pedestres e condutores, estão em pauta. O mais importante é o desafio de manter esses serviços, porque dependemos da população", acrescentou Aragão, ressaltando que a medida da prefeitura é educativa, não punitiva, e que a fiscalização estimula a cultura de respeitar os espaços públicos.

"Entendemos o interesse dos ambulantes de expor os produtos onde há mais gente circulando, mas isso não pode ferir o direito de ir e vir dos pedestres", declarou o secretário-executivo de Administração Regional, George Ribeiro, informando, ainda, que a intenção da gestão municipal é intervir em um novo ponto do município a cada dez dias.

"Para os comerciantes que se sentirem prejudicados ou que tenham interesse, sugerimos que busquem a sede da Regional 1, em frente à praça do metrô, para se cadastrar."

A prefeitura vai encaminhá-los para cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), com o Ministério do Trabalho e outras instituições. "É uma oportunidade de levar uma vida melhor", declarou Aragão.

Prefeitura realiza campanha para prevenir a catarata


Centenas de pessoas compareceram nesta terça-feira (30/04) as Unidades de Saúde da Família (USF) do Cristo Redentor (Regional Curado) e Petrônio Portela (Cajueiro Seco), para a participação da Campanha de Prevenção a Cegueira por Catarata Senil. Foram realizadas aproximadamente 200 triagens nos dois postos.
A ação foi uma parceria da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes com o Ministério de Saúde e Fundação Altino Ventura (FAV), que disponibilizou um consultório móvel para os atendimentos.  “Há bastante tempo estava com dor nos olhos, com suspeita de ter a Catarata. Quando os agentes de saúde me comunicaram desta ação preventiva, resolvi vim fazer o exame”, afirmou a aposentada Inês Dias de Azevedo, 65, moradora do bairro de Cajueiro Seco.
Até a próxima quinta-feira (03/05), a atividade chegará a outros locais do município. Para ser atendido é necessário ter, no mínimo, 50 anos de idade e se encaminhar para um dos locais de atendimento, nas datas determinadas, portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha tem o objetivo de avaliar, diagnosticar e tratar pacientes portadores da doença. A expectativa é que sejam beneficiadas aproximadamente 800 pessoas com a ação.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ingressos da Copa das Confederações ainda estão à venda



Em menos de 50 dias, terá início a Copa das Confederações, que será realizada de 15 a 30 de junho em seis sedes, Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Ainda é possível comprar ingressos para a competição, considerada grande ensaio para a Copa do Mundo de 2014. 
A atual fase de vendas se estende até o dia 10 de maio, através do site da fifa: www.fifa.com/ingressos. Logo ao abrir a home page, é fácil achar o link para a compra dos bilhetes – compre hoje os seus ingressos, diz o aviso. 
Clicando no link, é preciso preencher os dados de identificação do comprador. Quem ainda não é cadastrado na Fifa pode fazer isso na hora. O próximo passo é escolher o ingresso. No próprio site da Fifa, existe uma lista de todos os 16 jogos da Copa das Confederações, com suas respectivas sedes e preços. 
A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (a 19 km do Recife), será palco de três partidas, todas pela 1ª fase: Espanha x Uruguai (16 de junho), Itália x Japão (19 de junho) e Uruguai x Taiti (23 de junho).
A Fifa deve divulgar ainda esta semana um novo balanço da venda de ingressos da Copa das Confederações. Na última lista, anunciada no começo deste mês, o jogo da Arena Pernambuco mais concorrido é o primeiro, entre a campeã mundial Espanha e o Uruguai, atual vencedor da Copa América, com 34.806 bilhetes comercializados. O estádio tem capacidade para receber 46 mil pessoas. As solicitações são processadas por ordem de chegada e o comprador recebe a confirmação por e-mail. Além do cartão de crédito, o pagamento também poderá ser feito por boleto bancário.

Jaboatão Centro recebe o Cultura Livre nas Feiras


As pessoas que transitaram pelo Centro de Jaboatão dos Guararapes na manhã do último sábado (27/04) puderam conferir diversas apresentações culturais, que ocorreram na Praça Nossa Senhora do Rosário. A ação fez parte do projeto Cultura Livre nas Feiras, realizado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, através daFundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).
A atividade faz parte do processo de ordenamento do Centro e teve o objetivo de incentivar o segmento artístico da cidade, levando arte e cultura para locais de grandes concentrações populacionais.  No local, se apresentaram a Companhia de Dança Valdeck Faria, Rafinha Paes e a Banda de Pífano Flor do Taquari. “Todos os artistas que se apresentaram são de Jaboatão”, informou o secretário executivo de cultura do município, Isaac Luna. 
Os artistas que tiverem interesse em participar das próximas edições do Projeto devem fazer a inscrição diretamente na sede da Secretaria de Cultura, que fica situada na Rua Antônio Ferreira Campos, 2718 – Candeias. Mais informações pelo número (81)3468.8983. O órgão municipal atenderá de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Fortes chuvas e alagamentos nesta segunda-feira


As águas que caem desde o fim de semana e durante a manhã desta segunda-feira (26) já apresentam consequências no Grande Recife. Fortes chuvas e trovoadas nesta manhã deixam ruas e avenidas alagadas.
No Centro do Recife, diversas ruas estão submersas. A água tomou conta da Avenida Conde da Boa Vista, das ruas Dom Boscos, Padre Floriano e Direita. Na Rua da Concórdia, a chuva invadiu estabelecimentos comerciais e causou prejuízos.

Alagamento na Rua da Concórdia; a água invadiu alguns estabelecimentos (Foto: @Hofni/Twitter)
Via de ligação a várias regiões do Recife, a Avenida Agamenon Magalhães está travada devido às fortes chuvas. Além disso, uma árvore caiu no início da manhã no cruzamento da pista local com a Rua Doutor Fernando Allain, onde fica localizado prédio da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE/PE).
Na Zona Norte, alguns bairros estão sem energia e diversos semáforos não funcionam. A Rua Quarenta e Oito, no bairro do Espinheiro, está completamente alagada e só carros passam. Uma outra árvore caiu na Rua Sebastião Alves, na Tamarineira, em frente ao restaurante Nakumbuka, interditando o trânsito.


Árvore caída na Rua Sebastião Alves, na Tamarineira. (Foto: @eraldomichiles/ Twitter)
Na Zona Sul, a Avenida Mascarenhas de Moraes alagou como de costume. A pararela, a Rua Arquiteto Luiz Nunes, também está inundada e não deixa alternativas para os motoristas. Trechos na Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Piedade, e na Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, também estão cobertos de água. Na Estância, Zona Oeste da cidade, moradores também sofrem com os alagamentos na Avenida Dr. José Rufino, uma das mais movimentadas do bairro.

De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a equipe de monitoramento está identificando os semáforos com problemas aos poucos e acionando equipes de manutenção para realizar os reparos.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Codecipe), choveu cerca de 28,5 mm no Recife entre a madrugada de domingo (29) e as 8h da manhã desta segunda-feira. O nível de precipitação foi de 36,99 em Olinda, 37,5 mm em Jaboatão dos Guararapes e 55,1 mm em Paulista.

sábado, 27 de abril de 2013

Miss Boa Viagem quem venceu o Concurso



E quem conquistou o primeiríssimo lugar no Concurso Miss Recife 2013 foi a Miss Boa Viagem Helena Rios. A Estudante de medicina de 20 anos foi só felicidade quando levou o top 1 da noite glamourosa, que aconteceu nesta última quinta (25), no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. A premiação contou com a presença da Miss Recife 2012, Iully Thaísa, que passou a coroa para a mais nova bela recifense. Além de faturar o almejado título, Helena Rios ainda ganhou um ano grátis na Academia Cia. Athlética, joias da Lubella Joias, serviços de beleza na clínica Fisiotermo, roupas da Prata da Casa e sapatos exclusivos de Fernando Pires, cedidos pela Scarpin e Cia. Confira aqui alguns clicks do momento especial da vencedora:
DSC_9768(Foto: João Vitor Alves)
DSC_9771(Foto: João Vitor Alves)
DSC_9772(Foto: João Vitor Alves)
DSC_9774(Foto: João Vitor Alves)
DSC_9776(Foto: João Vitor Alves)
DSC_9781(Foto: João Vitor Alves)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

TAMANDARÉ TERÁ JANGADA NO MAR

Jangadas fazem parte da cultura local e não prejudicam o meio ambiente / Larissa Vila Nova/Divulgação

Jangadas fazem parte da cultura local e não prejudicam o meio ambiente



Por não necessitarem de mão de obra artesanal, custosa e demorada, as embarcações motorizadas praticamente tomaram os lugares das jangadas, que hoje  estão preservadas em músicas e poesias.
Com o intuito de resgatar o hábito cultural das jangadas e preservar o meio ambiente, a Fundação SOS Mata Atlântica, a Fundação Toyota do Brasil e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apoiaram recentemente a produção de duas dessas embarcações pelos integrantes da Cooperativa Náutica Ambiental de Tamandaré, municipio do Litoral Sul.
A construção das jangadas é a realização de um antigo sonho da comunidade, que vai utilizar as embarcações em atividades de sensibilização ambiental e turismo sustentável na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. 
“A utilização das jangadas reforçará o trabalho de conscientização ambiental que a cooperativa já desenvolve com os turistas”, explica a analista do Programa Costa Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica, Camila Keiko Takahashi. Antes, era uma grande contradição falar de preservação do meio ambiente enquanto se navegava em catamarãs. 
A adesão ao transporte modernizado tem suas vantagens práticas, mas nem sempre o que é mais fácil para os homens faz bem ao meio ambiente. Veículos motorizados poluem o mar com combustível fóssil e causam ruídos nocivos às espécies marítimas. 
Construídas com ajuda do Fundo Toyota, as jangadas já estão prontas, mas ainda não são utilizadas porque a cooperativa está realizando, neste mês de abril, capacitações para futuros condutores do típico veículo náutico. 
São necessários vários cuidados na hora de conduzir a jangada, como controlar os remos para que eles não atinjam os corais, danificando-os. A partir de maio, duas embarcações estarão no mar, disponíveis para os turistas que visitarem Tamandaré. 
ÁREA PROTEGIDA
A área da APA Costa dos Corais abrange mais de 400 mil hectares da costa nordestina e se estende ao longo de 130 quilômetros entre Tamandaré (PE) e Paripueira (AL). É a maior Unidade de Conservação (UC) Federal marinha em extensão e a primeira a proteger parte dos recifes costeiros do Nordeste. 
A APA conta também com uma área fechada de reserva marinha na cidade de Tamandaré, onde atividades como pesca e turismo são proibidas, o que garante a conservação da biodiversidade e a tornou um exemplo para a conservação dos recifes brasileiros.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

TUDO PRONTO PARA A SEGUNDA EDIÇÃO DO " RECIFE ANTIGO DE CORAÇÃO"


Acontece no próximo domingo (28) a segunda edição do projeto “Recife Antigo de Coração”. O evento será dividido em três polos, com atividades culturais, esportivas e infantis e terá início a partir das 8h. Entre as novidades dessa edição, está a apresentação de um grupo havaiano, a realização de um desfile de moda e também a exibição de vídeos em uma hidrotela.
Marco_Zero_Bairro_do_RecifeBasquete de Rua e aulas gratuitas de ginástica estão inclusas na programação (Foto: Divulgação)
As atividades voltadas para as crianças serão concentradas na Praça do Arsenal da Marinha, já as esportivas estarão disponíveis nas Avenidas Alfredo Lisboa e Marquês de Olinda, com área para patinação e skate. Das 14h às 18h, a Marquês de Olinda será tomada por apresentação artística de patinadores.

Polícia encontra maconha no ônibus de Justin Bieber, na Suécia

 / Foto: LISE ASERUD / SCANPIX NORWAY / AFP

Foto: LISE ASERUD / SCANPIX NORWAY / AFP

Justin Bieber se envolveu em mais uma confusão na noite dessa quarta-feira (24), dessa vez durante turnê na Suécia. A polícia encontrou maconha no ônibus do cantor no estacionamento da Globe Arena, em Estocolmo. Durante a revista, Bieber se apresentava no local.
O veículo foi revistado porque policiais sentiram cheiro de maconha enquanto faziam a escolta do cantor na saída do hotel em que ele estava hospedado. Dezenas de fãs circulavam o veículo de Bieber nesse momento. O entorpecente, em pequena quantidade, foi encontrada no chão do veículo. Os policiais também acharam uma arma de eletrochoque.
Ninguém estava no ônibus no momento da revista, por isso não foram identificados os proprietários da droga e da arma. Ninguém foi preso. O show dessa quarta-feira foi o terceiro realizado por Bieber em Estocolmo nesta semana. Mais de 14 mil pessoas assistiram à apresentação. Nesta quinta-feira (25), o cantor embarcou para a capital finlandesa de Helsinki.
Em março, Justin Bieber já havia virado alvo da Polícia após sua mansão na cidade de Calabasas, na Califórnia, Estados Unidos, ter recebido uma festa regada a entorpecentes. No entanto, o cantor alegou que não participou da festa, organizada pelo seu amigo Lil Twist.
Em janeiro, já havia sido divulgada uma foto de Bieber fumando um suposto cigarro de maconha. Além disso, vizinhos do cantor reclamam que ele costuma dirigir sua Ferrari em alta velocidade pela cidade de Calabasas.

IMFORMAÇÃO

Mais uma reunião foi realizada entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Governo de Pernambuco, para consolidar a implantação do “Governo Presente” na cidade. A política pública faz parte do Pacto Pela Vida, cuja proposta é criar um núcleo, que será em Cajueiro Seco, para aproximar os agentes dos governos à população, em locais vulneráveis à violência.

Açúcar ou mel: como adoçar os alimentos dos bebês?


53461a1e15e65b6bbe1a744ef66660e7.jpg
Os sucos devem ser adoçados com o mínimo de açúcar possível e quando realmente for necessário. O mel não deve ser usado
Foto: Divulgação

Do NE10
Após um longo período alimentando-se apenas de leite materno ou fórmula artificial, o bebê passa por uma grande mudança na alimentação, quando são incorporados em seu cardápio as papinhas e sucos. Algumas frutas são naturalmente doces, outras, porém, são ácidas e azedas. O NE10 conversou com profissionais da área para saber a melhor maneira de adoçar o alimento dos bebês.

A introdução de alimentos à dieta das crianças pequenas deve ser gradual, tanto as frutas como os sucos e papinhas, "oferecendo um alimento por vez para testar a aceitação da criança e observar a reação do organismo dela àquele alimento", esclarece a nutricionista, Silvana Frade Galvão. Sucos de laranja mimo, melancia, maçã e melão, normalmente, são os primeiros a serem oferecidos, assim como banana amassada ou maçã e pera raspadinhas. "Frutas mais ácidas e alergênicas devem ser iniciadas mais tardiamente. Limão, kiwi, abacate e morango, aos 12 meses", explica a médica endocrinologista pediatra do Imip, Ana Carla Neves.
Os alimentos devem ser adoçados quando for realmente necessário, caso a criança rejeite o suco de determinadas frutas mais ácidas, como acerola, laranja pera, limão ou caju. Ainda assim, deve-se usar o mínimo de aç[ucar possível. "Quando necessitar de açúcar pode utilizar o da cana", aconselha a pediatra. A nutricionista acrescenta que o mel de abelha deve ser evitado até os 12 meses e o adoçante não deve ser utilizado.
O botulismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas.
Apesar de rico em nutrientes, o mel de abelha não é indicado para bebês menores de um ano, pois pode conter a bactéria Clostridium botulinium, causadora do botulismo, que é resistente ao processamento industrial. Antes de 12 meses, a criança não apresenta a imunidade para microrganismos patogênicos como este. De acordo com o Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica, a doença é responsável por 5% das mortes súbitas em crianças menores de um ano de idade.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PARABÉNS PARA ELE!

QUERO PARABENIZAR ESSA PESSOA MUITO ESPECIAL
ANDERSON OLIVEIRA PARABÉNS QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO MUITISSÍMO E QUE TEUS SONHOS SE REALIZEM, UM FORTE ABRAÇO DA SUA AMIGA DE HOJE E SEMPRE PATRÍCIA FERREIRA.

Áreas de risco serão monitoradas 24 horas em períodos de chuva no Recife


86fd2389ab2812794bdf0c1d9523dc9e.jpg
Deslizamento de barreira no Vasco da Gama, nesta quarta-feira, assustou moradores mas não deixou vítimas
Especialistas irão monitorar 24 horas as áreas consideradas de risco do Recife para que incidentes recorrentes nos períodos de chuvas sejam evitados. Os 100 profissionais que foram convocados para reforçar as ações são da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir). Eles irão atuar em mil dos três mil pontos de risco até o fim do mês de maio. Atualmente, 150 homens da Emlurb e 50 da Defesa Civil trabalham nos locais.

As medidas foram definidas em reunião na noite desta quarta-feira (24) no Gabinete da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, com a presença de representantes da Defesa Civil do Recife, Codecipe, Emlurb, Apac e Iasc.

LEIA MAIS
» Chuva provoca deslizamento de barreira no Vasco da Gama
O governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife irão integrar as ações preventivas por meio da Codecipe. O trabalho será articulado entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Direitos, Educação e Saúde, Emlurb e Guarda Municipal, com coordenação da Secretaria-Executiva de Defesa Civil.  

“Estamos intensificando a integração das ações preventivas para minimizar qualquer tipo de incidente. Para esse trabalho de prontidão, estamos recrutando profissionais de diversos órgãos e especialidades. Esse conjunto de medidas visa evitar perdas humanas e proteger a população, inclusive com o abrigo para as famílias que precisam ser removidas de locais de risco”, explicou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Nilton Mota.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), são esperadas fortes chuvas para esta quinta-feira (25) no Recife. A precipitação acumulada na capital pernambucana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi de 50,2 milímetros na tarde desta quarta.

Ambulantes são retirados da Avenida Barão de Lucena, em Jaboatão dos Guararapes


Segundo a Prefeitura, cerca de 90% desses ambulantes dispõem de um box no Mercado Público da cidade. No entanto, trabalhavam na avenida alegando que conseguiam maior faturamento neste local. Por isso, a via era tomada por diversos estabelecimentos móveis, como carrocinhas e tabuleiros. Lá eram vendidos produtos como CD's e DVD's piratas, relógios, roupas, frutas e verduras.
Representantes dos comerciantes participaram de reunião com membros da Prefeitura na última sexta-feira (19) e foram informados da ação desta quarta (24). A partir de hoje, terão que trabalhar exclusivamente no Mercado. Já os comerciantes que ainda não contam com um espaço no centro de comércio público, têm que procurar a Prefeitura para realizar o cadastro.
Agentes de trânsito e da Guarda Municipal participaram da ação desta manhã, além de policiais militares e civis. Mesmo assim, a ação foi tranquila e não ocorreram confrontos com os comerciantes.Paralelamente à ação de retiradados ambulantes, serão realizados serviços de limpeza e manutenção da Avenida Barão de Lucena. Técnicos da Prefeitura vão limpar a via, instalar novas placas de sinalização e consertar as calçadas danificadas.
Ações semelhantes serão realizadas em outros pontos de concentração de comerciantes ilegais em Jaboatão dos Guararapes, como os bairros de Cavaleiros e Prazeres. Com o reordenamento, a Prefeitura espera facilitar o tráfego de pedestres e veículos nesses locais, além de deixá-los mais limpos. A Avenida Barão de Lucena já havia passado por uma ação desse tipo em 2011, mas voltou a ser ocupada por ambulantes pouco tempo depois.

Homem é preso após furtar escola pública em Jaboatão dos Guararapes


Um dos suspeitos de ter arrombado e furtado a escola municipal Vinicius de Moraes, localizada no Alto da Boa Esperança, em Jaboatão dos Guararapes, Alexssandro Xavier, de 24 anos, foi preso nesta terça-feira (24).  O outro acusado ainda está foragido e sendo investigado pela Polícia Civil. Os assaltantes furtaram duas televisões, ventiladores, geláguas, objetos de valor, além de um projetor, um monitor e CDU na madrugada deste domingo (21)

Além de Alexssandro, um casal que morava na vizinhança também foi preso. A mulher e seu esposo compraram o monitor, o CDU e o projetor para revender e, caso forem condenados, podem ficar até 16 anos presos por compra de  objetos roubados do bem público para fins comerciais.
Alexssandro pode levar uma pena de 8 anos. Os outros moradores da comunidade que compraram os eletrodomésticos furtados devolveram ao assaltante assim que souberam da origem dos objetos. O casal e Alexssandro serão encaminhados ainda nesta quarta ao Cotel e à Colônia Penal Feminina.

Menino de 12 anos é eletrocutado em Ponte dos Carvalhos


Um menino de 12 anos foi eletrocutado após se encostar em um poste do centro de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho. O incidente aconteceu por volta das 7h30 desta quarta-feira (24). João Tomás da Silva Neto seguia em direção ao colégio.
A vítima estudava na escola Marcos Freire e morreu nas proximidades da instituição, numa praça da Rua Aldésio Ramos. O poste do local é de ferro e estava com um fio descascado. Ao se encostar na coluna, o menino sofreu uma descarga elétrica de alta tensão e ficou preso à fiação.
Um homem que passava pela praça no momento do acidente conseguiu soltar João Tomás e o levou para a Políclinica Jamaci de Medeiros, no mesmo bairro, mas o menino já chegou sem vida à unidade de pronto-socorro. O corpo de João foi recolhido por técnicos do Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.
A Polícia Civil isolou a área em que o menino sofreu o acidente e vai investigar o motivo de o poste estar com o fio descascado. Segundo moradores da região, a fiação já apresentava esse problema há algum tempo. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disse que a responsabilidade do poste é daPrefeitura do Cabo.

OLINDA PODE PERDE TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

Patrimônio Cultural da Humanidade há 30 anos, a cidade de Olinda, sofre a ameaça de perder o título. O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) encaminhou à Unesco, órgão responsável pela concessão da titulação um ofício constando irregularidades na preservação dos imóveis inseridos no tombamento. O documento evidencia modificações nas fachadas de sobrados, incluindo um utilizado pela prefeitura, comprova ainda a existência de sujeira e vandalismo em peças arquitetônicas do Sítio Histórico.
olindaO Sítio Histórico corresponde a 4,7% da área total do município 

OPORTUNIDADE


Indiano detido por vender o neto no Facebook

A polícia do norte da Índia anunciou nesta quarta-feira (24) a detenção de um homem de 47 anos acusado de vender o neto recém-nascido a um empresáriopelo Facebook.

Feroz Khan, morador da cidade de Ludhiana, no estado de Punjab, sequestrou o neto no início do mês. Khan recebeu a ajuda de dois funcionários temporários do hospital local onde aconteceu o parto de sua filha. Ele entrou em contato com o comprador no Facebook e definiu o pagamento de 45.000 rúpias (830 dólares).

"As três pessoas que participaram na venda do bebê foram detidas e vamos interrogar o empresário que pagou para comprar o bebê", afirmou o policial Satish Malhotra. A polícia recuperou o bebê e o devolveu a sua mãe, Noori Khan, uma divorciada, que apresentou denúncia contra o pai. Caso sejam considerados culpados, os três acusados podem ser condenados a sete anos de prisão.

CARUARU ELEGE SUA NOVA MISS


O concurso Miss Caruaru acontece nesta quarta  (24) no North Shopping Caruaru. São um total de oito candidatas que disputam a vaga no Miss Pernambuco. Quem marca presença no evento é Paula Luck, atual miss do estado. Entre os jurados, colunistas, produtores, ex-misses e empresários. As concorrentes passarão pelas três etapas tradicionais: Traje típico, traje de banho e traje casual. O evento acontece a partir das 19h.
As candidatas a miss. (Foto: Gustavo Penteado).
As candidatas a miss. (Foto: Gustavo Penteado)

Quarta-feira começa com chuva, pontos de alagamento e trânsito no Recife

Pontos de alagamento atrapalham trânsito na Rua Joaquim Felipe, na Boa Vista / Foto: Priscila Buhr / JC Imagem

Pontos de alagamento atrapalham trânsito na Rua Joaquim Felipe, na Boa Vista


A manhã desta quarta-feira (24) começou com ruas molhadas, pontos de alagamento e semáforos quebrados devido à forte chuva que caiu durante a madrugada. Os motoristas precisam ter atenção redobrada com as pistas molhadas e enfrentam congestionamento em alguns pontos da cidade do Recife.
O Centro e a Zona Norte são as regiões mais atingidas pelos alagamentos. No bairro da Boa Vista, a Rua Joaquim Felipe e a Rua da Aurora amanheceram com água acumulada em alguns pontos. O mesmo acontece na Rua João Tude de Melo, depois do cruzamento com a Avenida Rui Barbosa, no Parnamirim.
A chuva também provocou quedas de energia e o consequente desligamento de vários semáforos. Sinais de trânsito estão funcionando em estado de alerta em diversos pontos da cidade, como no cruzamento da Avenida Mascarenhas de Morais com a Rua Cleofas de Oliveira, na Zona Sul. O mesmo problema foi registrado nas avenidas Boa Viagem e Agamenon Magalhães, e no cruzamento da Rua 48 com a Rua do Espinheiro.
Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), os sinais que apresentam problemas estão sendo consertados rapidamente. Mesmo assim, o trânsito está complicado em diversos pontos da cidade do Recife. Pontos de retenção são registrados na Estrada dos Remédios e nas avenidas Norte, Cruz Cabugá e Visconde de Jequitinhonha.
ACIDENTE - A pista molhada provocou um acidente de trânsito envolvendo quatro veículos na Avenida Agamenon Magalhães. Um Fiat Uno, um Peugeot, um Fox e um Citroen se chocaram no cruzamento com a Rua Buenos Aires, no bairro do Espinheiro. O engavetamento aconteceu pouco depois das 7h e os veículos já foram removidos para o acostamento.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Pernambucanos terão aumento de 0,79% na conta de energia da casa


Os 3,2 milhões de pernambucanos que são clientes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vão pagar 1,32% mais pela energia a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de abril. Os clientes residenciais terão uma alta de 0,79% no valor da fatura. Os aumentos foram autorizados no final da tarde desta terça-feira pela diretoria da Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel).
Os grandes consumidores, normalmente indústrias, ficaram com o maior aumento: 13,37%. Os considerados de médio porte tiveram redução, de -12,45%. Já os clientes residenciais que vivem em áreas rurais vão arcar com uma alta de 4,55%.

ADILSON RAMOS CELEBRA 53 ANOS DE CARREIRA EM SHOW ESPECIAL


O romantismo do cantor Adilson Ramos vai marcar presença na Festa Unificada de 1º de Maio, que acontece na praia do Pina. O artista celebrará seus 53 anos de trajetória com um show especial de retrospectiva de clássicos inesquecíveis da música brasileira, a partir das 14h20. No repertório, não faltarão canções como ‘Olga’, ‘Sonhar Contigo’, ‘Duas Flores’, ‘O Relógio’, ‘Tão Somente uma Vez’, entre outros sucessos. Com uma expectativa de público de 150 mil pessoas, o evento é organizado pela Força Sindical em Pernambuco.
Adilson RamosO cantor e compositor comemora 53 anos de carreira 

NA CASA DA REBECA


Os forrozeiros de plantão já têm encontro marcado no próximo sábado (27) na Casa da Rabeca. O 1º Forró do Ano recebe o forrozeiro Petrúcio Amorim e Santanna, o Cantador. O agito celebra os 11 anos do espaço, criado pelo falecido rabequeiro Mestre Salustiano. A festa terá início às 21h. Os ingressos custam R$ 25,00 e estarão disponíveis no local a partir das 19h. Maiores informações pelo fone: (81) 3371.8197
santanna 2 - crédito daniela naderSantanna (Foto: Daniela Nader)

Confira o balanço dos três meses de ação do Dia “D” Contra a Dengue.


Jaboatão é agraciado com o selo Pró-equidade de Gênero e Raça


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes foi mais uma vez foi contemplada com o selo “Pró-equidade de Gênero e Raça”. A honraria é concedida pelo Governo Federal através da Secretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com a ONU Mulher, Agência das Nações Unidas para o Empoderamento da Mulher e Organização Internacional do Trabalho. 
O prêmio reconhece o trabalho de entidades públicas e privadas que executam ações voltadas para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, baseadas no desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. É um passo na eliminação de todas as formas de discriminação ao acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego. 
"Esse selo é a expressão de um compromisso que a gestão municipal vem, progressivamente assumindo em relação ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as mulheres. É uma maneira de contribuir com a cultura de um governo alinhado com a perspectiva de gênero e raça no município”, afirmou a Secretaria Executiva da Mulher de Jaboatão, Ana Selma dos Santos. 
A Prefeitura recebeu o selo após uma avaliação que afirmou o “cumprimento muito satisfatório” das etapas e ações pactuadas pelo Governo Federal. A cerimônia de recebimento do prêmio acontecerá em Brasília, na próxima quinta-feira (25/04), com a presença do Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes e da Secretária da Mulher, Ana Selma dos Santos. 
Em todo o país, 57 organizações foram agraciadas com o selo. Entre os municípios pernambucanos, apenas Jaboatão e Recife receberão a honraria. Em quatro anos de prêmio, essa é a segunda vez que o governo jaboatanense sagra-se vencedor. A primeira foi em 2011.

Jacaré é encontrado em canal de Jardim São Paulo

 / Foto: Rafael Carneiro / Rádio Jornal


Um jacaré foi encontrado no Canal de Guarulhos, em Jardim São Paulo, na noite dessa segunda-feira (22). O animal tem 2,25 m e foi imobilizado por moradores da região por volta das 22h. Na manhã desta terça-feira (23), permanece na comunidade.
O animal está na casa de Irinaldo João da Silva, de 35 anos, que o capturou com ajuda de dois vizinhos. Foram utilizadas fitas para prender as patas e a boca do jacaré. O Ibama já foi acionado para realizar o resgate.
Segundo os moradores da região, este é o terceiro jacaré encontrado no Canal de Guarulhos nos últimos três meses. Os dois primeiros foram levados pelo Ibama para o Zoológico de Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife. A população está assustada e teme pela segurança das crianças que moram na região e costumam caminhar na beira do fosso.
http://farm9.staticflickr.com/8543/8675399888_5a64f589e8_z.jpg

NÃO PERCA!

Está chegando a hora e os ingressos do Primeiro Lote estão se esgotando. KIKO, o original da Turma do Chaves irá se apresentar no dia 05 de maio no Clube Português juntamente com Fofão da Turma do Balão Mágico e com Joãozim Pé-de-Feijão. Ingressos à venda no local e nas lojas Figueiras Calçados. Aproveite, essa será a última oportunidade de assistir ao show de KIKO no Brasil.

As novas oportunidades de emprego da Agência do Trabalhador de Jaboatão


segunda-feira, 22 de abril de 2013

TI Tancredo Neves tem primeiro dia útil com opiniões divididas


No primeiro dia útil no novo Terminal Integrado (TI) do Grande Recife, o Tancredo Neves, na Imbiribeira, zona sul da capital pernambucana, não houve registro de tumulto. Mas as mudanças dividiram opiniões entre usuários e quem trabalha nos coletivos. Os funcionários das empresas de ônibus gostaram das novidades. Já para quem utiliza os serviços o novo terminal ainda é motivo de muitas reclamações. Nesta segunda-feira (22), a reportagem do Portal NE10esteve no local para falar com a população. 

Yasmin Burle, 21 anos, estuda biomedicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como reside em Candeias, a estudante tomava, principalmente, o ônibus CDU/Shopping para se deslocar até à universidade. Com o TI Tancredo Neves, o percurso foi alterado.

O novo terminal foi inaugurado no último sábado (20) e conta com 25 linhas de ônibus

Professor do Estado terá ponto cortado durante paralisação



Diante do movimento nacional dos professores de escolas públicas, que vão paralisar atividades desta terça-feira (23) à quinta-feira (25) para cobrar o pagamento do piso da categoria e melhorias de condições de trabalho, o Estado e a Prefeitura do Recife reagiram.
Na noite desta segunda-feira (22), o governo informou, por meio de nota que, para garantir o ano letivo de forma integral, as escolas estaduais deverão abrir durante esse período.
Além disso, os docentes terão faltas computadas e pontos cortados, sem a possibilidade de compensação. A prefeitura da capital, seguindo a mesma linha, assegurou que as unidades de ensino estarão abertas, sem prejuízo para os alunos. Os professores da rede municipal do Recife que também aderirem à paralisação sofrerão as mesmas punições.
A paralisação acontece durante a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A categoria cobra piso, plano de carreira, melhores condições de trabalho e profissionalização dos funcionários da rede pública de ensino.
Segundo o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino do Recife (Simpere), professores de 300 unidades da rede, entre creche, pré-escola e escola, vão se juntar à mobilização nacional. Em Jaboatão, professores das 119 escolas também integram o movimento.
Nesta terça, a partir das 9h, estão programados atos públicos em frente às Gerências Regionais de Educação e na Secretaria Estadual de Educação.
Já na quarta-feira, às 14h, a categoria pretende ocupar a Câmara dos Vereadores do Recife e a Assembleia Legislativa de Pernambuco. No último dia da greve, haverá um debate sobre com o tema A crise econômica mundial e a educação no Brasil e na Espanha, às 14h, no Centro de Educação da UFPE, na cidade universitária.
Os professores das redes públicas também lutam por 100% dos royalties do petróleo e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, além da aprovação imediata do Plano Nacional de Educação, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.
Atualmente, o País investe 5,3% do PIB em educação pública, o que representa R$ 233,4 bilhões. A campanha calcula que, para garantir qualidade em todos os âmbitos e níveis da educação pública brasileira, são necessários R$ 457,9 bilhões.

Caminhão de combustível pega fogo e cai em ribanceira na PE-60


0b856085c17055dafbd2b443fd366eee.jpg
Trânsito está parado no sentido Ipojuca/C
Os motoristas que estão na PE-60 estão enfrentando um grande congestionamento no final da tarde desta segunda-feira (22) devido um caminhão de combustível que pegou fogo e caiu em uma ribanceira. O acidente aconteceu próximo ao Shopping Costa Dourada.
De acordo com informações do Batalhão da Policia Rodoviária Estadual (BPRv) duas viaturas foram deslocadas para o local do acidente para orientar o trânsito. O corpo de Bombeiros também foi chamado para apagar o fogo. Ainda não há informações se houve vitimas e de como o fogo iniciou.
Os internautas do @jctransito enviaram comentários pelo twitter informando que o trânsito está completamente parado na rodovia.
A orientação da BPRv é para os motoristas utilizarem outras rotas para desviar da retenção. Uma das alternativas é pegar a PE-28 e sair na ponte do Paiva. Outra sugestão é pegar a PE-42 até chegar a BR-101.

Parabéns!

HOJE QUERO PARABENIZAR ESSA PESSOA MARAVILHOSA QUE NESTE DIA (22) ESTÁ COMPLETANDO IDADE NOVA. QUE DEUS CONTINUE TE PROTEGENDO E ABENÇOANDO MUITISSÍMO QUERIDA PRIMA UM ABRAÇO E UM FORTE BEIJO DE TODA FAMILIA FERREIRA

Atenção!

ESSE PROTESTO, QUE ESTÁ ACONTECENDO DESDE 08:00 DA MANHÃ NO CENTRO DE CAMPINA GRANDE NA PARAÍBA, CONTRA A DILMA QUE NÃO FISCALIZA O BANCO DO NORDESTE ... ELES ROUBAM TUDO! COM ISSO, A SECA SÓ PIORA A CADA DIA, MAIS E MAIS GADOS MORREM TODOS OS DIAS, INFELIZMENTE! ABRAM OS OLHOS, POVO NORDESTINO!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Lembrando!


No Recife, PF prende grupo com meia tonelada de maconha

 / Foto: Divulgação/Polícia Federal

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Cerca de 500 Kg de maconha foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (18), na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Segundo a Polícia Federal, quatro pessoas foram presas na ocasião. A droga foi levado para a sede da PF, no bairro do Recife, onde o flagrante foi lavrado. Segundo a assessoria de imprensa da corporação, maiores informações sobre o caso serão repassadas durante coletiva na manhã desta sexta-feira (19)