quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sem alvará de funcionamento, Iguana, Roof Tebas e Studio 363 são interditados

Depois da vistoria do Corpo de Bombeiros (CB) de Pernambuco e da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), três casas noturnas do Recife foram interdirtadas por não terem alvará de funcionamento da Prefeitura do Recife (PCR) - o Iguana Café e o Studio 363, em Boa Viagem, e o Roof Tebas, no Bairro do Recife. A inspeção aconteceu durante a tarde desta quinta-feira (31) e foi motivada depois da morte de 235 pessoas na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, no último domingo (27). Nesta sexta (1), segue a inspeção nas casas de shows Metrópole, na Boa Vista, Spirit Music Hall, nas Graças, e UK Pub, em Boa Viagem. 

Para funcionar legalmente, a casa noturna precisa de dois documentos - o alvará de funcionamento da PCR e atestado de regularidade do CB. Para conseguir o alvará, o empreendimento precisa ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), vistoria de responsável técnico do CREA, memorial das condições físicas do imóvel emitido pelo CREA e, caso trabalhe com manuseio de alimentos, documento liberatório da Vigilância Sanitária. 

De acordo com o coronel Carlos Casanova, do CB, as casas interditadas não possuíam o alvará. O Roof Tebas, local que abriga festas noturnas com frequência regular e funcionava no 8º andar do edifício Tebas, no Bairro do Recife, foi o primeiro estabelecimento que teve as portas fechadas. "O local possui uma série de irregularidades. Colocar 500, 1.000 pesoas aqui é uma temeridade", destaca o coronel. 

As irregularidades encontradas vão de instalações físicas a ausência de condições de fuga em caso de incêndio. "As instalações elétricas estão irregulares, as janelas não têm grades (apenas telas), as escadas possuem uma série de falhas, como falta de corrimão e de anti-derrapante, entre outras falhas. O local precisa construir mais duas escadas e um elevador de emergência", analisa Casanova. O espaço só pode voltar a operar caso cumpra todas as exigências solicitadas pela corporação. Falta de extintores, de iluminação de emergência nas escadas e de manutenção no único elevador são outros fatores que levaram à interdição
.

Pra todo mundo ir se programando, confiram a agenda completa da Spokfrevo Orquestra no Carnaval 2013!


Grande Recife terá mais 70 estações de aluguel de bicicletas, incluindo Olinda e Jaboatão


bikerio
O Itaú volta a participar do aluguel de bicicleta, agora em Pernambuco (Foto: Divulgação)
O aluguel de bicicletas estará disponível em uma área bem maior do Grande Recife. Em uma parceria do Governo do Estado de Pernambuco, através das Secretarias das Cidades, o banco Itaú e a Serttel, serão instaladas mais 70 estações, entre Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
A Secretaria das Cidades, através de seu secretário Danilo Cabral, realizou uma reunião nesta quarta (30) com cicloativistas e representantes do banco Itaú, além do CEO da Serttel, Angelo Leite. No encontro foram definidos detalhes da operação, além de sugestões e opiniões dos presentes. Segundo oMundoBit apurou, as estações estarão presentes na avenida Agamenon Magalhães, no bairro da Boa Vista, Boa Viagem e também em Piedade.
Segundo a secretaria, neste momentos estão sendo definidos quais bairros receberão estações através de conversas com as prefeituras. Serão ao todo 700 bicicletas.
A Serttel é a empresa pernambucana responsável pela criação e manutenção do sistema que permite o aluguel e monitoramento das bicicletas. Eles implementaram o serviço no Rio de Janeiro (Bike Rio) e em São Paulo, o Bike Sampa. Agora, eles voltam a contar com a velha parceira da iniciativa, o Itaú, que agora atuará também em Pernambuco. A mesma empresa atua também no Porto Leve, que permite aluguel de bikes nos bairros de Recife Antigo e Santo Amaro, ligado ao Porto Digital.
Este sistema não tem ligação com o Porto Leve, do Porto Digital, ainda que seja o mesmo projeto da Serttel.
bikepe
O projeto quer também possibilitar a intermobilidade, fazendo com que as pessoas possam usar as bicicletas para se deslocarem para terminais de integração e paradas de ônibus. O serviço ainda não tem prazo para ser inaugurado, mas o governo trabalha com uma previsão para março.

Trator perde controle e invade agência bancária em Olinda


No início da manhã desta quinta-feira (31), um trator perdeu o controle e entrou dentro da fachada da agência do banco Bradesco na Avenida Getúlio Vargas, em Olinda.
Segundo informações de testemunhas, o trator está ocupando toda a calçada da avenida, impossibilitando o tráfego de pedestres.
Policiais militares estão no local para evitar a agência seja assaltada.
O trânsito na avenida está lento devido a populares que se aglomeraram no local. Motoristas também reduzem a velocidade para observar o acidente

Projovem de Jaboatão tem inscrições prorrogadas


Foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para participar do Projovem Adolescente de Jaboatão dos Guararapes. Os interessados, com idade entre 15 e 17 anos, deverão procurar um dos dez Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para a efetuação do cadastro.

Para participar do programa do governo federal, há a exigência de a família do adolescente ser beneficiária do programa Bolsa Família. No ato da inscrição, o adolescente deve estar munido com o comprovantes de matrícula escolar e de residência, extrato de pagamento do benefício do Bolsa Família e documento de identificação. 

O Projovem Adolescente também contemplara jovens egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas e que já participaram do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A metodologia das aulas será baseada nas oficinas de Cidadania, Cultura, Esporte e Inclusão Digital.  

Inscrições:

CRAS Vila Rica
Endereço: Rua Santo Amaro, 36 – Centro
Telefone: 3379-4035

 CRAS Zumbi do Pacheco
Endereço: Rua Belo Horizonte, 17 – Sucupira
Telefone: 3455-5561

CRAS Cavaleiro
Endereço: Rua Sete de Setembro, 102 – Cavaleiro
Telefone: 3455-7668

CRAS Curado
Endereço: Rua José de Alencar, 85 – Curado II
Telefone: 3452-5083

CRAS Muribeca
Endereço: Eixo da Integração, 3032 – Muribeca
Telefone: 3476-1103

CRAS Prazeres/Comporta
Endereço: Rua Comendador Didier, 474 – Piedade
Telefone: 3461-2749

CRAS Cajueiro Seco
Endereço: Rua Cocorobó, 410 – Cajueiro Seco
Telefone: 3377-7473

CRAS Candeias
Endereço: Rua José Nunes da Cunha, 5006 – Candeias
Telefone: 3361-3593

CRAS Barra de Jangada
Endereço: Rua Pitanga, 173 – Curcurana
Telefone: 3479-6556

CRAS Jardim Jordão
Endereço: Rua Boa Vista 815 – Jardim Jordão
Telefone: 3461-1878

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Adolescente de Paulista está desaparecida desde o dia 22

Desde o último dia 22, a adolescente pernambucana Rita de Cássia Luana Luna, de 14 anos, está desaparecida. De acordo com a tia da garota, Isabel Luna, ela foi vista pela última vez na casa da mãe, em Jardim Paulista Baixo, Paulista, Grande Recife. A família solicita que, caso alguém tenha informações sobre a adolescente, entre em contato em contato com a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) de Paulista pelos fones (81) 3184.7087 ou 3184.7088.

"Ela estava com novas amizades que não conhecíamos. Na terça (22), colocou várias roupas em uma sacola dizendo que ia pra casa do namorado, em Boa Viagem (Recife), e minha irmã impediu que ela saísse. Minha irmã saiu para o mercado e, quando voltou, Rita não estava mais em casa", destacou. Rita saiu de casa por volta das 10h30.

Ainda na terça, no fim da tarde, Rita chegou a atender o celular e falar com a tia, dizendo que estava tudo bem e que não precisava se preocupar, pois ela já estava voltando pra casa. À noite, quando a família voltou a ligar para o celular da adolescente, ele já estava desligado. A família não tem o contato do rapaz, nem sabe onde ele mora. 

"Ela estava com mania de dormir fora; nós não conhecíamos o namorado dela", desabafou a tia. "Não sabemos mais o que pensar, se foi sequestro ou outra coisa", contou. Segundo a tia de Rita, a última notícia que a família teve sobre a adolescente foi através de uma amiga. "Uma amiga dela ligou pra mim na quinta-feira (24) afirmando que Rita ligou pra ela, de um número de celular desconhecido da operadora TIM, dizendo que estava indo pra Curitiba (PR). Ela ainda falou para a amiga que caso não desse notícias, era porque não podia", revelou Isabel.

Na tarde desta terça (29), a família compareceu à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) de Paulista para prestar queixa sobre o desaparecimento, que já completa uma semana.

Ta chegando a hora do galo da madrugada

Esta chegando a hora do galo canta, os foliões já estão na contagem regressiva pra cai na folia. 

Recife inaugura decoração do Carnaval 2013


Recife inaugura oficialmente nesta quinta-feira (31), às 19h, na Rua do Bom Jesus a decoração do Carnaval 2013, entretanto as primeiras peças já podem ser vistas em algumas ruas do Centro do Recife. Este ano, os homenageados do carnaval são o músico Naná Vasconcelos e o fotógrafo Alcir Lacerda, que foram representados nas pontes Buarque de Macedo e Maurício de Nassau e na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo.

(Foto: Divulgação)

Quatro pessoas morrem em acidente entre carro e ônibus em Ouricuri

Quatro pessoas morreram em acidente na manhã dessa quarta-feira (30) na rodovia BR 316, que liga os municípios de Ouricuri e Parnamirim, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a polícia, um carro – modelo Corsa e placa NN1 3148 de São Luís do Maranhão – bateu em um cavalo e perdeu o controle, batendo num ônibus escolar que vinha em sentido contrário. Os ocupantes do veículo de passeio – um homem, duas mulheres e uma criança – morreram no local. A polícia não sabe a identidade das vítimas.

Segundo a polícia rodoviária, o motorista do ônibus evadiu-se do local. Os bombeiros estiveram no local para a retirada dos corpos. A polícia investiga o caso.

Recife recebe a sexta edição do Porto Musical


A 6ª edição do “Porto Musical” que acontece no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro promete agitar a capital Pernambucana. O evento acontecerá no Teatro Apolo, Teatro Hermilo e showcases na Praça do Arsenal da Marinha. A abertura será às 20h, com show de Zé Manoel, no Teatro Hermilo Borba. O projeto reúne representantes de selos, gravadoras, sites, promotores e agentes musicais, festivais e instituições culturais, além de pessoas interessadas nas discussões sobre música, tecnologia e as novas tendências do mercado.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação

Você que faz a cidade melhor!

Pagando o IPTU até o dia 08 de fevereiro o contribuinte ganha um desconto de 25% no valor total da taxa. 
O carnê completo de pagamento chegará na casa das pessoas. O envio já começou a ser realizado, contudo, todo contribuinte também pode adiantar o pagamento imprimindo o boleto do exercício
 informações: 3378-2475

Ingressos para o Baile Municipal esgotados

Não deu para quem quis. Os ingressos para a 49ª edição do Baile Municipal do Recife, que acontece neste sábado (2), no Chevrolet Hall, se esgotaram na noite desta segunda-feira (28). Foram disponibilizados 10 mil ingressos para pista e 286 para mesas. O evento vai contar com grandes atrações pernambucanas como Alceu Valença, Nena Queiroga, Claudionor Germano entre outros. Além disso, o baile estará homenageando Naná Vasconcelos e Alcir Lacerda.

Shopping Center Recife anuncia liquidação


O Shopping Center Recife anunciou que a liquidação mais aguardada após a virada do ano começa nesta quarta-feira (30) e se estende até próximo domingo (3). Mais 450 lojas de variados setores vão oferecer produtos com até 70% de desconto. No total, serão mais de 400 mil artigos em promoção.

Shopping Center Recife (Foto: Divulgação)
“Esse é o momento de garantir produtos desejados com descontos expressivos. Todo o shopping adere à queima e é possível adquirir itens com condições realmente especiais. Trabalhamos para realizar mais uma grande liquidação”. Disse Renata Cavalcanti, gerente de marketing do Shopping Recife.

Shopping Center Recife (Foto: Divulgação)

O futuro presidente do tribunal Regional do trabalho

O governador Eduardo Campos recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (29/01), o futuro presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), desembargador Ivanildo da Cunha Andrade. 

Acompanhado dos desembargadores Pedro Paulo Pereira Nóbrega (vice-presidente) e Virgínia Malta Canavarro (corregedora), o magistrado entregou ao governador o convite para a posse da nova mesa diretora da corte, que será realizada na próxima sexta-feira (1°/02).

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cidades da RMR firmam convênio para circulação de táxis durante carnaval


Assim como no ano passado, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes firmou convênio com o Recife para a livre circulação de táxis entre as cidades vizinhas durante os festejos do Carnaval 2013. O acordo, que esse ano também vale para os municípios de Camaragibe e São Lourenço da Mata, foi firmado através de portaria conjunta (Nº 002/2013) publicada no Diário Oficial do último sábado (26/01), e terá inicio a partir das 18h do dia 08/02, se estendendo até ás 12h da quarta-feira de cinzas (13/02). 
Para o secretário de Serviços Urbanos de Jaboatão, Evandro Avelar, o objetivo principal do ato é preservar o folião, além de garantir uma maior segurança. “Nesse período de festa é recomendável que as pessoas utilizem o sistema de transporte coletivo. Essa medida irá facilitar a locomoção e proporcionar uma maior integração metropolitana. Os foliões vão poder brincar o carnaval sem maiores preocupações, já que sabem que poderão usufruir de uma frota maior de táxi. Além disso, esperamos também reduzir os congestionamentos e evitar os acidentes com automóveis que costumam aparecer essa época do ano”, destacou. 
A ação permitirá o embarque e desembarque de passageiros com destino a qualquer localidade, sem que isto implique em descumprimento de norma legal do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, instituído pela Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.  
Números – Jaboatão dispõe de uma frota de 800 táxis, enquanto Recife possui aproximadamente 6.100 veículos cadastrados. Somando com o quantitativo de táxis das cidades de Camaragibe (42) e São Lourenço da Mata (92), o total pode chegar a 7.034 carros em operação. 
Carnaval – Esse ano, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes resolveu transferir os recursos que seriam investidos na realização dos festejos de Carnaval para a conclusão das obras no Cine Teatro Samuel Campelo, localizado em Jaboatão Centro. O Governo Municipal havia previsto um investimento da ordem de R$ 500 mil. Esses recursos serão transferidos para o equipamento cultural que terá capacidade para mais de 500 expectadores, além de contar com lugares preferencias para pessoas com deficiência e também para obesas. 
Durante o período carnavalesco a Prefeitura garantirá a infraestrutura necessária para o desfile de blocos e troças carnavalescas, como serviços de segurança e trânsito, dentre outras atividades

Moradores da Quadra 2, no Conjunto Muribeca começam a se cadastrar


Teve inicio na manhã de hoje (28/01), o cadastramento dos proprietários dos apartamentos da quadra dois, situada no Conjunto Muribeca (Regional 4). É que a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Executiva de Defesa Civil (SEDEC) realiza a ação, que foi estabelecida através de ordem judicial. O ato servirá de subsidio para o recebimento do auxílio moradia, que será pago pela Caixa Econômica Federal (CEF) e Caixa Seguros. Os atendimentos estão sendo realizados na Associação dos Moradores do bairro, das 9h às 13h. 
De acordo com Rejane Lucena, coordenadora de planejamento da Defesa Civil de Jaboatão, após o cadastro, a documentação será encaminhada para o Ministério Público Federal, para análise e providências. “O registro deverá ser feito apenas pelo proprietário do imóvel. Quem não se cadastrar, poderá não receber a bonificação”, informou.  
Para efetuar a inscrição, é necessário comparecer a Associação dos Moradores munidos de comprovante de endereço, RG, CPF, documentos de compra e venda do imóvel, xérox de cartão do banco para depósito do auxílio moradia

Prefeitura retira placas irregulares de vias principais


A poluição visual é um problema que atinge cidades em todo o Brasil. Em Jaboatão dos Guararapes, a Prefeitura está realizando ação com o intuito de diminuir a quantidade de placas irregulares nas vias da cidade. O serviço foi iniciado nesta segunda-feira (28/01), nas avenidas Bernardo Vieira de Melo e Ayrton Senna, em Piedade, e se estenderá às vias de médio e pequeno fluxo, bem como aos bairros menos movimentados da cidade. Daqui há 15 dias  ação será repetida. 
“Além dos serviços que já realizamos de limpeza das ruas, capinação, retirada de entulho, estamos realizando esse serviço que é a retirada de placas irregulares. A intensão é cuidar do visual da cidade. A diferença é notável e a população tem gostado. Até porque essas placas dificultam até no trânsito, tendo em vista que tiram a atenção dos motoristas e podem causar acidentes. Essa é uma ação que está prevista na Lei 100/90, que regula a limpeza urbana, e se repetirá a cada 15 dias para manter a cidade mais bonita”, explicou Aguinaldo Sena, assessor especial de Limpeza Urbana

Jaboatão promove encontro com gestores escolares municipais e estaduais


Visando integrar as ações nas redes de ensino estadual e municipal, a Secretaria Executiva de Educação de Jaboatão dos Guararapes realiza amanhã (29/01), uma reunião com gestores escolares na Faculdade Guararapes, em Piedade, a partir das 9h. O intuito é a inclusão das políticas sociais da cidade relacionadas ao processo de ensino.
“O foco da reunião é a interação entre os gestores, com objetivo de maior resolutividade nas atividades das redes educacionais”, destaca o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim. Durante a cerimônia, também haverá apresentações culturais e orientação dos profissionais de saúde sobre o combate ao mosquito da dengue.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Incêndio mata pelo menos 200 pessoas




Um incêndio de grandes proporções foi registrado na madrugada deste domingo, 27, na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Estado. O fogo teria iniciado na espuma de forração do local, após o acendimento de um sinalizador, uma espécie de fogo de artífico.

Os corpos estão sendo levados ao Centro Desportivo Municipal, para identificação. Chega a 200 a estimativa de mortos até o momento, nem todos foram retirados ainda do interior da casa noturna. A maioria teria morrido por asfaxia, devido a fumaça. Muitos corpos foram encontrados nos banheiros da boate.
Os feridos estão sendo encaminhados ao Hospital de Caridade e Hospital Universitário, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O fogo teria iniciado por volta das 2h e só teria sido controlado por volta das 5h. A estimativa é de que cerca de 2.000 pessoas passaram pela boate na última noite. O local possui apenas uma porta de saída, o que gerou grande tumulto. O governador Tarso Genro está se deslocando para Santa Maria, onde deve acompanhar o trabalho da polícia e dos bombeiros. A presidente Dilma Rousseff também confirmou que deve chegar a cidade até o final da tarde deste domingo.
A prefeitura de Santa Maria está providenciando psicólogos e psiquiatras para orientar as famílias das vítimas. Além disso, vagas em hotéis também serão disponibilizados para acomodar os parentes dos mortos, que são jovens de diversas regiões do Estado e país.

sábado, 26 de janeiro de 2013

A terra vai tremer Quando o Galo passar, Fazendo estremecer, o chão da praça..

Esta chegando a hora do galo canta você folião se prepare que o Recife vai tremer. com o desfile do bloco maior do mundo. O galo da madrugada é nosso é de Pernambuco!!
Orgulho de ser nordestino!

Com irreverência e ousadia, as feras foram soltas na 35ª edição do Baile dos Artistas



A 35ª edição do Baile dos Artistas foi de pura irreverência e alegria. Sob o tema “Solte Suas Feras!”, os foliões dominaram o palco do Clube Português nesta sexta (26) em mais uma noite descontraída e divertida da festa mais despudorada do Carnaval do Recife, onde a recepção do público foi ao som dos tambores do maracatu Várzea do Capibaribe. O desfile do Concurso de Fantasia Mais Criativa do baile tomou conta do centro da animação, provando a ousadia e criatividade do recifense com a escolha da fantasia carnavalesca.

“Bebê de Rosemary” foi o 3 º lugar do concurso

“ET de Vargina” ficou em 2º 

A grande vencedora da noite foi “Travecão” 

Travecão 
E as homenagens da noite fizeram o clube brilhar com a presença no palco da cantora Fafá de Belém, eleita a Rainha do baile; o estilista Walério Araújo, eleito o Rei do Baile; a jornalista Ana Clara Marinho, que recebeu o título de Talismã da festa; e O Coletivo Angu de Teatro, que teve a homenagem especial do Baile dos Artistas. O título de príncipe e de princesa ficaram com Cezzinha e a atriz Titina Medeiros, que interpretou Socorro em Cheias de Charme. Além da homenagem, Ana Clara Marinho também atacou de DJ na festa, soltando o som na pista às 23h.

Os homenageados do baile 

Fafá de Belém com Zezo, um dos produtores da festa 

Cezzinha e Titina Medeiros, o príncipe e a princesa do baile 
No palco, os pernambucanos Gustavo Travassos e Marrom Brasileiro agitaram os foliões com muito frevo e clássicos da música popular brasileira, transformados em uma batida dançante e envolvente. A grande atração coube ao grupo baiano Terra Samba, que deixou o público extasiado com um repertório de sucessos dos anos 90 como “Carrinho de mão”, “Na manteiga”, “Liberar geral” e outros hits da banda.

Gustavo Travassos abriu os shows no palco do baile 

Os foliões lotaram o Clube Português 

Geraldo Júlio, Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos marcaram presença na noite.

Orla de Jaboatão recebe a campanha “Basta de Violência contra a Mulher”

Para dialogar com a população sobre a violência contra a mulher e informar a respeito dos telefones para denúncia, a orla de Jaboatão dos Guararapes, contará com mais uma ferramenta para minimizar esses casos. Será realizada neste domingo (27/01), a  partir das 9h, a campanha “Basta de Violência contra a Mulher”, em frente a Igrejinha de Piedade.

A ação, fruto de uma parceria entre município e Governo de Pernambuco, será feita com banhistas, comerciantes e em restaurantes. Nas abordagens, a equipe distribuirá panfletos e adesivos sobre os procedimentos para denunciar os casos de violência contra as mulheres.

De acordo com a secretária Executiva da Mulher, Ana Selma dos Santos, em 2012, o Centro de Referência Maristela Just atendeu 278 mulheres em situação de violência doméstica. A Delegacia Especializada da Mulher de Jaboatão (DEAM), segundo a gestora, registrou 980 boletins de ocorrência, aplicou 557 medidas protetivas e realizou 50 flagrantes. Já a delegacia de homicídios, identificou 19 feminicídios. “Esses números são o alerta que temos para trabalharmos em conjunto, como esta ação, e coibir a violação dos direitos das mulheres”, ressaltou a secretária

PATRULHA NOS BAIRROS

Telefones das unidades operantes em Jaboatão: 

BARRA DE JANGADA: 9124-8420
CANDEIAS: 9124-6118
PIEDADE (NORTE)/MASSANGANA: 9129-8082
PIEDADE (SUL): 9129-8745
PRAZERES (NORTE): 9129-6049
PRAZERES (SUL)/SOTAVE: 9129-7756
CAJUEIRO SECO: 9125-5718
MURIBECA: 9125-5512
JARDIM JORDÃO: 9125-5284
JABOATÃO CENTRO: 9125-3365
CAVALEIRO: 9124-4831

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Agenda pré carnaval da SpokFrevo Orquestra.


JÁ ESTAVA EM TEMPO!


O prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciou nesta quinta-feira (24), o lançamento do edital de licitação para reforma e requalificação do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães o “Geraldão” para o próximo dia 31 de janeiro. Segundo a prefeitura, o valor total do investimento para requalificação do Geraldão será de R$ 38 milhões e o prazo para conclusão das obras não deve ultrapassar os 18 meses.

(Foto: Divulgação)

Prefeito Geraldo Julio (Foto: Divulgação)

Correios comemora 350 anos


Os Correios preparou para hoje (25) uma série de atividades em comemoração ao aniversário de 350 anos da instituição e ao Dia do Carteiro. Na relação de atividades consta desfile, homenagens, peça teatral e show carnavalesco que ocorreram em frente ao prédio da agência central, na Avenida Guararapes, Centro do Recife. Os festejos começam às 7h30, com desfile de carteiros motorizados.

Carteiro (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Dênis Marques acerta volta para o Santa Cruz



Com informações de Marcelo Cavalcante
O sonho do torcedor do Santa Cruz se realizou. O atacante Dênis Marques acertou a volta para o clube em 2013. O jogador se reunirá possivelmente nesta sexta-feira com a diretoria do Tricolor para assinar o contrato.
Dênis foi o grande artilheiro do Santa Cruz em 2012. O jogador marcou 27 durante e se tornou o grande ídolo coral no ano passado. Apesar disso, o seu retorno para o Arruda foi colocado em xeque. Dênis queria um salário considerado fora dos padrões tricolores. Ao que parece, o problema foi resolvido.

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Jaboatão dos Guararapes é um município pertencente à Região Metropolitana do Recife. Ele é o segundo mais populoso do estado, 9º do Nordeste e 26º do Brasil.
comércio
O comércio é o setor mais forte do municipio, a cidade tem grandes bairros comerciais como Prazeres, Cavaleiro e Jaboatão Centro, o Mercado de Cavaleiro é o maior do estado, no bairro de Prazeres também se encontra um dos maiores e mais movimentados shopping's do estado o Shopping Guararapes; ainda em Prazeres encotra-se dois grandes supermercados atacadista a Atacadão e o Assaí Atacadista.      Industria

Jaboatão por ficar entre Recife e Suape acaba sendo alvo de varias empresas que querem ficar entre o porto e os grandes centros, exemplo disso são as fábricas da Coca-Cola e da Vitarella, existem também muitas empresas de Logística como o Centro de Distribuição da Rede Wal-Mart, e varias transportadoras entre elas a Rapidão Cometa.

Turismo

A cidade é muito visita por por turistas por suas praias onde são encontrados grandes hoteis de 5 estrelas, o Monte do Guararapes palco da Batalha dos Guararapes também é muito visitado por ter a primeira igreja feita em cerâmica do Brasil, o municipio também tem muitas belezas naturais como a Lagoa Olho D'água em processo de despoluição e a Lagoa Azul que em breve será um parque aquático.

Clima

O clima de Jaboatão dos Guararapes uma cidade banhada pelo oceano Atlântico, é considerado Tropical úmido, a classificação climática de Köppen corresponde ao tipo As´, com alta umidade relativa do ar no decorrer do ano por causa de massas de ar vindas do oceano atlântico. A temperatura média anual fica por volta de 24,5 °C. A máxima mensal atinge 31 °C e a mínima 17 °C, apresentando uma amplitude térmica anual de 14 °C.

Apresenta duas estações o Verão (estação seca) e o Inverno (estação chuvosa).

No verão, é bastante quente e úmido. A temperatura no decorrer do verão varia de 23 °C podendo chegar a 31 °C. Apresentando amplitude térmica de 8 °C, com poucas chuvas não passando dos 90 mm mensais. Os ventos costumam ser alísios, os meses mais quentes são: dezembro, janeiro, fevereiro e março com poucas chuvas de verão. Os meses mais secos são: outubro e novembro. A estação vai de Setembro (início do verão) a Fevereiro.

No inverno, as temperaturas são amenas e confortáveis, chove bastante na maioria dos dias. A temperatura mínima varia de 20 °C podendo chegar a máxima de 29 °C (com exceções). Os meses mais chuvosos são: abril, maio e junho variando de 200 mm a 350 mm por mês com tempestades de inverno em muitas vezes durante todo o dia. Os meses mais frios são: junho, julho e agosto tendo nesses meses ventos fortes e temperatura na madrugada podendo atingir 17 °C (com exceções). A estação vai de Março (início do inverno) a Agosto. 
 

Bom dia!!

Com essa linda imagem da minha linda cidade quero desejar um lindo dia a todos vocês que tem lido meu blog.

Jaboatão transfere recursos do carnaval para obras no Teatro Samuel Campelo


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes resolveu transferir os recursos que seriam investidos na realização dos festejos de Carnaval para a conclusão das obras no Cine Teatro Samuel Campelo, localizado em Jaboatão Centro. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Karla Menezes, a decisão foi tomada ao se constatar uma diminuição da receita do município, resultante  da retração da economia brasileira, refletida na arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além da necessidade de realização de obras estruturadoras na cidade.
 O Governo Municipal havia previsto um investimento da ordem de R$ 500 mil. Esses recursos serão transferidos para o equipamento cultural que terá capacidade para mais de 500 expectadores, além de contar com lugares preferencias para pessoas com deficiência e também para obesas.  O Cine Teatro terá ainda programações cinematográficas e apresentações teatrais variadas, transformando-se em ponto de formação e educação de jovens por meio de oficinas culturais. 
Durante o período carnavalesco a Prefeitura garantirá a infraestrutura necessária para o desfile de blocos e troças carnavalescas, como serviços de segurança e trânsito, dentre outras atividades

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Prefeito em exercício, Ricardo Valois, e secretários visitam construção de novas escolas




A tônica dos primeiros cem dias de governo em 2013 é de muito trabalho e investimento. Na área educacional, por exemplo, são diversas as ações que vem sendo desenvolvidas pela gestão municipal. Após a criação do Pacto e do Fundo Municipal da Educação, que permitirá a pasta uma maior autonomia na realização das atividades, como a universalização do ensino Infantil, o prefeito em exercício de Jaboatão dos Guararapes, Ricardo Valois, vistoriou na manhã de hoje (24/01) o andamento da construção de novas escolas na cidade, acompanhado dos secretários Francisco Amorim (Educação) e Karla Menezes (Desenvolvimento Social).   
“As instituições visitadas, localizadas nos bairros de Barra de Jangada, Jardim Prazeres e Jardim Jordão irão atender exclusivamente a estudantes do ensino Fundamental, o que irá permitir uma maior descentralização no atendimento aos alunos da rede municipal de ensino”, afirmou Amorim. As três unidades escolares, juntas, possuem investimento superior a R$ 4 milhões, recursos obtidos através de parceria com o Ministério da Educação (MEC) e visa atender aproximadamente 1.200 alunos.  
Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Valois assumiu a direção do município em razão da licença de 15 dias tirada pelo prefeito Elias Gomes e pelo vice-prefeito, Heraldo Selva.
Matriculas - Rede Municipal 
O período de matrícula para os alunos novatos da rede escolar municipal de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, se encerra na próxima sexta-feira (25/01). Foram oferecidas mais de 18.400 vagas, distribuídas nas modalidades de ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições estão sendo realizadas nas 119 instituições existentes no município, entre escolas e creches, das 8h às 13h. 
Mais informações, ligar para a Secretaria Executiva de Educação, por meio dos números 3469-3675 ou 3468-8983, Ramal 228. O ano letivo terá início no dia 05/02

Jaboatão apresenta ações de combate e prevenção à dengue


A dengue pode matar. Por isso, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes apresentou nesta quinta-feira (24/01) o calendário das primeiras ações que irão desenvolver em todo o município, afim de prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti e, com isso, diminuir os casos da doença. A apresentação foi realizada no auditório da sede do Governo Municipal, em Prazeres, e contou com a participação de secretários municipais e dos gerentes das sete Regionais.
“Pretendemos realizar ações envolvendo as escolas, as secretarias de Serviços Urbanos, Mulher, Mobilização , Regionais e Educação. Além disso, nosso intuito é envolver toda a população para combater o mosquito. Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos de dengue estão dentro das residências. Então, é preciso um trabalho de conscientização para que as pessoas abram as portas e possamos diminuir os focos e ,consequentemente, os casos da doença. Para se ter uma ideia, ano passado, em todos os ‘Dia D’ foram retiradas 12 toneladas de lixo, que estavam criando focos do Aedes”, ponderou Gessyanne Vale Paulino, secretária de Saúde do município.
Gessyanne ainda explicou como é feito o controle das infestações. “A cada dois meses fazemos uma pesquisa em todo o Jaboatão. Nela é possível detectar todos os pontos de risco, desde os menos graves, até os que estão a ponto de se tornar uma epidemia. A partir daí, conseguimos fazer um controle mais efetivo e direto”, informou.
Segundo Fabiane Menezes, gerente de Vigilância em Saúde, os dados da doença no município trazem resultados positivos, que precisam ser mantidos. “Em 2008 tivemos oito mortes por dengue, já em 2012 conseguimos reduzir esse número para quatro. A meta é não termos mais nenhuma morte por esta doença no município. Em relações aos casos, em 2012 registramos 5.147 casos suspeitos, com 1.763  confirmados da dengue clássica e 207 casos suspeitos de hemorrágica, com 4 confirmados”, disse.
“Esse período é bem propício para a reprodução do mosquito. Em todo o tempo está chovendo e fazendo sol. A umidade está elevada. Por isso, a importância de começarmos agora após o período de Carnaval, para que os casos diminuam e possamos ter êxito, como no ano passado. Em 2012 também ganhamos o prêmio na 12ª Mostra Nacional de Experiências bem sucedidas em Epidemiologia, com um trabalho integrado que nos levou a reduzir os casos consideravelmente”, disse Fabiane Menezes.
DIA D – Além das ações, que vão envolver as secretarias de Serviços Urbanos, Mulher, Mobilização , Regionais e Educação, uma das estratégias será o Dia D, que já tem data para acontecer nas sete Regionais. Durante todo o dia a comunidade vai receber ações de limpeza, palestras, apresentações de teatro, música, visita nas casas, em parceria com o Exército, caminhada e panfletagem.
Datas:
21/02, em Socorro;
28/02, em Sucupira;
07/03, no Curado;
14/03, em Muribeca;
21/03, em Prazeres;
28/03, Piedade;
04/04, em Guararapes

Matrículas para alunos novatos de Jaboatão seguem até amanhã (25/01)

A rede de ensino de Jaboatão dos Guararapes está com as matrículas abertas para alunos novatos até amanhã (25/01). Estão sendo oferecidas 18.400 vagas, para as 119 instituições de ensino, entre escolas e creches, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Pais e responsáveis devem estar munidos com os seguintes documentos no ato da inscrição: cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Os maiores de 18 anos podem efetuar o próprio cadastro. No caso de crianças com necessidades educativas especiais, deve apresentar o laudo médico, além das documentações exigidas.

Os profissionais de Educação estarão realizando os atendimentos nas próprias unidades, das 8h às 13h. Mais informações, ligar para a Secretaria Executiva de Educação, por meio dos números 3469-3675 ou 3468