terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Tartarugas desovam na orla jaboatanense

A orla de Jaboatão dos Guararapes está acolhendo quatro tartarugas marinhas. Os ovos, das espécies verde e cabeçuda, estão entre as praias de Candeias e Barra de Jangada. Os ninhos estão sob a supervisão do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) da cidade e segundo o ambientalista Adriano Artoni, os meses de novembro a março é um período onde os animais visitam a costa pernambucana para a desova. “Cada ninho tem aproximadamente 120 ovos. Até o nascimento dos filhotes, de 45 a 73 dias, os locais serão supervisionados, principalmente para que a população não ultrapassem as demarcações”, explicou.

Artoni completou que após a eclosão, será feito acompanhamento para conduzir os filhotes ao mar. Em Barra de Jangada, dois ninhos estão nas proximidades do final da orla. Os outros estão nas imediações do Bar do Gauchão e no Restaurante Candelária. Segundo o profissional, para cada mil ovos, até dois chegam a fase adulta. 

O inspetor-chefe do Gama, Ubrirajara Gomes, contou que as áreas já estão protegidas para que os ovos estejam em segurança. “Diariamente, faremos visitas para assegurar que  está tudo bem e que nada aconteça do período de incubação até o nascimentos dos filhotes”, contou.

Tamanduá

Nesta terça-feira (05/02), o Gama recebeu uma ocorrência de que populares tinham encontrado um tamanduá-bandeira, na estação de Metrô de Cavaleiro. “O animal, que estava com alguns ferimentos, foi encaminhado à sede do Ibama, em Casa Forte, para receber os cuidados necessários”, disse

Nenhum comentário:

Postar um comentário