domingo, 3 de fevereiro de 2013

Regularização fundiária do Córrego do Balaio: Um sonho que começa a virar realidade


Um momento histórico para a comunidade do Córrego do Balaio, localizada no Monte Guararapes foi realizado na última quinta-feira (31/01).  É que aproximadamente 400 famílias do local compareceram ao pátio da Escola Alto dos Guararapes, no mesmo bairro para assistir a apresentação do tão sonhado projeto de regularização fundiária das famílias que moram em torno do Parque Histórico Nacional dos Guararapes.
O Projeto é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, da Secretaria do Patrimônio da União-SPU, do Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional-IPHAN e da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Os trabalhos já se iniciam no mês de fevereiro, e a convergência destes entes no objetivo da regularização, é a certeza do objetivo final da ação. 
Todo o trabalho de mapeamento físico, socioeconômico e jurídico, além do plano final de Regularização Fundiária, será realizado pela UFPE, através dos seus departamentos técnicos, professores e estudantes. Será coordenado pela Arquiteta Urbanista, professora Suely Leal. 
Na prefeitura, o trabalho está sendo coordenado pelo Assessor de Projetos Territoriais, Paulo Cunha, que detém ampla experiência com trabalhos semelhantes já realizados. “O grande diferencial de outras iniciativas de regularização já realizadas, é que a proprietária da terra, que é a União, é parceira no projeto, e tem como premissa a consolidação destas famílias onde elas estão”, afirmou Cunha. 
Também estiveram presentes na reunião, a gerente Regional do Governo Municipal, Auzanir Ferraz, a coordenadora do projeto na Secretaria do Patrimônio da União, Kátia Simões, além de vários professores e estudantes envolvidos no projeto. 
“Há anos esperávamos este momento, foram dias de aflição, de incerteza e medo, de um dia não ternos esse direito a moradia reconhecida. Mas agora vejo a competência dos envolvidos nesse projeto e a vontade do IPHAN, junto a União. Agora, acredito que teremos o nosso sonho realizado, a posse de nosso terreno” relatou emocionado Zinaldo Manoel da Silva, há 40 anos morador do local

Nenhum comentário:

Postar um comentário