quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Prefeito Elias Gomes saúda professores durante abertura do ano letivo

prefeito Elias Gomes

Centenas de educadores estiveram reunidos, ontem (06/02), no Centro de Convenções, em Olinda, para prestigiar a solenidade que marca o início do ano letivo.  Para o gestor municipal, Elias Gomes, o evento de boas-vindas, é para valorizar a importância do papel dos professores, considerados como criadores do saber. “Parabéns a todos. Parabéns por dar ensinamentos e criar cidadãos”, saúda.

O gestor destacou o trabalho integrado como uma nova forma de trabalho do atual governo. “A educação estará envolvida em diversas pastas. É envolver cultura, assistência social, direitos humanos em algo único. E, através de vocês, os conhecimentos serão compartilhados”, acrescenta, referindo-se ao tema que será abordado neste ano pelas 119 instituições escolares: “Todos educando a cidade”.

Os presentes assistiram uma peça teatral, onde o personagem era o cientista Albert Einstein, e abordou sobre o dia a dia do educador. Professora da Escola Maria Ângela, no Engenho Macujé, Kátia Cilene, 41 anos parabenizou a iniciativa. “Foi um dia de confraternização, em que nós, professores, tivemos um momento de interação e cultural”, conta. Para encerrar o evento do ano letivo, o artista Antúlio Madureira contagiou todos com os ritmos regionais.

Além dos investimentos que já estão sendo executados na Educação, outras iniciativas serão desenvolvidas, segundo afirma o secretário Executivo da pasta, Francisco Amorim: “Será feita a implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). Para isso, 500 professores estarão envolvidos para a alfabetização de crianças com até oito anos”. Ainda de acordo com Amorim, serão implantadas em seis escolas já existentes da cidade o modelo de tempo integral, cujo horário escolar será de 8 horas por dia.

O Sistema de Gestão Online será outra iniciativa a ser implementada. A ferramenta servirá para registrar os documentos e informações realizadas nas escolas e, via online, será enviada para o banco de dados da Secretaria de Educação. Para aumentar o número de professores na rede de ensino na cidade, será realizado uma seleção simplificada para a contratação de mais 150 docentes comunitários, do Programa Mais Educação.

As vagas são para a categoria professor II, nas seguintes disciplinas: Matemática, Ciências, Geografia e Educação Física; além de professor comunitário do Programa Mais Educação; supervisor e monitor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), intérprete de Libras e Brailista. 

De acordo com o edital, o resultado será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os aprovados serão contratados em regime temporário que, posteriormente, podem ter o vínculo renovado. A Prefeitura já autorizou para este mês a convocação de 30 professores, que participaram do concurso em 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário