sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Em Barreiros, Eduardo entrega o terceiro hospital reconstruido após cheia de 2010

duduO governador Eduardo Campos inaugurou, nesta sexta-feira (1°), o Hospital Jaílton Messias de Albuquerque, em Barreiros, na Mata Sul do Estado. Este é o terceiro dos cinco hospitais da Mata Sul que precisaram ser totalmente reconstruídos após as fortes chuvas que atingiram a região, em junho de 2010. Os outros dois equipamentos, em Jaqueira e Água Preta, serão entregues em março deste ano, totalizando, somente nas construções, um investimento de mais R$ 90 milhões dos cofres estaduais.
 
Além da construção do hospital de Barreiros, o Governo do Estado, juntamente com a União, vai garantir o financiamento de 100% do custeio da unidade. Já gestão é de responsabilidade da Prefeitura. Localizado em uma área de mais de 3,5 mil metros quadrados, livre do risco de enchentes, no bairro Engenho Alegre, o Hospital Jaílton Messias de Albuquerque possui perfil de atendimento em urgência e emergência de baixa e média complexidade, nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Obstetrícia. O custo com as obras e a compra de equipamentos foi de mais de R$ 10 milhões.
 
dudu2Depois conhecer as novas instalações, Eduardo fez questão de sublinhar que “o Hospital de Barreiros foi feito com tudo que há de mais moderno na área hospitalar”. “Decidimos que não iríamos construir no lugar do hospital que foi destruído algo paliativo. Após dois anos, olhamos para esta unidade e vemos que estamos num patamar muito melhor. Não tem nenhum equipamento de segunda categoria ou diferente do que encontramos nos melhores hospitais do Recife, do País ou até mesmo de fora. Porque o cidadão de Barreiros é igual a quem mora na capital ou em qualquer outro lugar”, cravou o governador.
 
Moradora de Barreiros e avó de quatro netos pequenos, Ângela Maria Juvina, não perdeu tempo e trouxe toda a família para conhecer o novo hospital. “O governador demonstra, mais uma vez, sua preocupação em melhor assistir a nossa região. Agora, ficou muito mais fácil e confortável o acesso a um atendimento de saúde de qualidade”, comemorou a senhora de 59 anos.
 
dudu3A unidade vai beneficiar cerca de 40 mil pessoas, moradores não só de Barreiros, mas de municípios circunvizinhos, a exemplo de Rio Formoso e Sirinhaém.  A estimativa é que, dentro de quatro meses, a unidade esteja atendendo em sua plena capacidade, que conta com 50 leitos, dos quais 30 de adultos, 12 pediátricos e 8 alojamentos conjugados (maternidade), além de dois quartos de isolamento. Há ainda um bloco cirúrgico com três salas, sendo uma voltada exclusivamente para a realização de partos, sete consultórios médicos (três de emergência e quatro ambulatoriais) e setor de imagem com raio-X, ultrassonografia e eletrocardiograma.
 
Outros dois hospitais da Mata Sul já estão em fase final de construção e têm datas para entregas: 1° de março, o de Água Preta, e 8 de março, o de Jaqueira. Ambos têm perfil voltado para casos de urgência e emergência de baixa complexidade e contam com 32 leitos (20 para adultos, cinco pediátricos e sete de maternidade). A primeira unidade a reabrir as portas após a cheia, ainda no ano de 2011, foi o Hospital Regional Sílvio Magalhães, em Palmares. No ano passado, foi a vez do Hospital Senador Antônio Farias, em Cortês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário