Pernambuco
Candidato à reeleição, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), lidera as intenções de votos, com 53%, conforme a pesquisa realizada pelo Instituto Exatta e que a Folha de Pernambuco divulga hoje. O gestor tem uma vantagem de 32 pontos percentuais com relação ao segundo colocado, o pastor Cleiton Collins (PSC), que figurou no levantamento com um índice de 21%. Com esse percentual, Elias venceria as eleições já no primeiro turno. A consulta foi realizada entre os dias 4 e 6 de setembro com 500 entrevistados, o que confere um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa, os outros cinco postulantes majoritários pontuaram pouco. Eliezer Costa (PPL) obteve um índice de 2%. Já Fernando Rodovalho (PRTB), Paulo Bartolomeu (PRB) e Paulo Varejão (PMN) receberam, cada um, 1% das intenções de voto dos jaboatonenses. Finalmente, o candidato César Ramos (PSOL) não foi citado no levantamento realizado pelo Exatta. Ainda de acordo com a amostra, 12% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo e 9% não souberam responder ou não opinaram.
Para o diretor de Pesquisa do Exatta, João Matos, dificilmente o prefeito perde esta eleição. “Não acredito que o pastor ainda decole, e a gente não pode deixar de considerar que Elias tem a gestão nas mãos”, avaliou.
A consulta também perguntou aos entrevistados sobre quem eles acreditam que seria eleito, independente das suas próprias intenções de votar, e as respostas também apontam para uma vitória esmagadora do atual prefeito da cidade, que registrou um índice de 59% contra 11% do seu principal adversário, Cleiton Collins. “Analisando este dado, se percebe que metade dos eleitores de Collins vota nele apenas por uma questão de fidelidade, mas não acredita em sua eleição”, concluiu Matos. Apenas 1% dos eleitores afirmaram acreditar na eleição de Eliezer Costa e os outros candidatos não pontuaram.