segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Noticias De Jaboatão dos Guararapes.


Obras na Ulysses Montarroyos a todo vapor
Avenida, situada no bairro de Massangana, Regional Guararapes, está recebendo pavimentação em asfalto
As obras de requalificação da Avenida Ulysses Montarroyos, em Massangana, Regional Guararapes, estão a todo vapor. É que a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, retomou as atividades no local, visando melhorar a trafegabilidade dos moradores e transeuntes do bairro. 
“O primeiro trecho, com 315m de extensão, corresponde a Rua Emiliano Ribeiro até a proximidade da praça de Brigadeiro Ivo Borges e está com 90% dos serviços concluídos, onde foi realizado pavimentação em asfalto, além da drenagem. A previsão é que após a finalização dessa fase, a segunda parte seja iniciada, que corresponde a via paralela da em execução”, afirmou o coordenador de Obras, Luiz Carlos. 
Jaboatão comemora mês da criança com diversas atividades
A Agenda Criança 2012 vai promover ações em várias áreas, nas sete Regionais
O dia 12 de outubro é a data em que se comemora o Dia das Crianças. E a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes montou uma programação especial para que os jovens possam se divertir. A Agenda Criança 2012 está realizando diversas atividades cidade. As ações são nas áreas de esportes, assistência social, saúde e direito do consumidor. A programação se estende até 20 de novembro. Mais informações estão disponíveis nas sete Regionais do município. Veja endereço e contato abaixo.

Está em andamento a realização de palestras educativas sobre a importância da saúde bucal, em 57 escolas municipais, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Também na área de saúde, está sendo realizado o tratamento coletivo de verminose. Participarão 110 instituições educacionais. Já no próximo dia 10, os pequenos visitarão as lojas do Shopping Guararapes, em Piedade, acompanhados dos fiscais e advogados do órgão municipal de Proteção ao Consumidor (Procon). O objetivo é despertá-los para quem desde criança sejam fiscalizadores.

Para a secretária em exercício de Promoção da Cidadania, Margarida Soares, a Agenda Criança 2012 é uma forma de fazer com que diversas pastas possam estar mais próximas da população, por meio de atividades lúdicas e de orientação. “Estaremos realizando diversos trabalhos nas escolas e, também, nas localidades para que toda a população participe e aproveite os serviços que serão disponibilizados”, destaca.

A Agenda Criança 2012 é uma parceria entre as secretarias de Promoção da Cidadania, Saúde e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA).
 Confira o endereço das Regionais:
01 - Jaboatão Centro
Endereço: Pç Dantas Barreto, s/n Prédio do SINE, Centro
Fone: 3481-6376

02 - Cavaleiro
Endereço: Praça Severina Rita Coelho, nº 20, Cavaleiro
Fone: 3253-7767
03 - Curado
Endereço: Rua Leonardo da Vinci, nº 28, Curado II
Fone: 3255-2412
04 - Muribeca
Endereço: Rod. Eixo da Muribeca, n° 3033 PE-07, Muribeca
Fone: 3377-5517
05 - Prazeres
Endereço: Rua Estrada da Batalha, nº 188, Prazeres
Fone: 3476-4174
06 - Praias
Endereço: Av. Bernardo Vieira de Melo, nº 4570, Candeias
Fone: 3362-0870
07 - Guararapes
Endereço: Rua Estrada da Batalha, nº 188, Prazeres
Fone: 3476-2946
Seminário mostra resultado de pesquisa sobre crianças e adolescentes de Jaboatão
A intenção é conhecer o perfil deste segmento e, com isso, traçar novas ações
Durante os meses de maio a setembro, o Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (Iedes), realizou uma pesquisa em Jaboatão dos Guararapes. O objetivo foi ter um conhecimento mais aprofundado sobre a situação da criança e do adolescente, em todas as áreas. Nesta terça-feira (02/10), o resultado dessa pesquisa foi apresentado ao governo municipal e as entidades ligadas à defesa dos jovens. O local foi no Hotel Barramares, em Piedade.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Clarice Almeida, destacou que os resultados serão de grande importância para identificar os trabalhos positivos e, também, os pontos a serem melhorados: “Esse resultado vai possibilitar que, junto com a Prefeitura, possamos realizar ações direcionadas. É conhecer mais as necessidades e ampliar as parcerias”.

De acordo com a secretária Executiva de Assistência Social, Carmelúcia Galvão, a iniciativa “é um instrumento que vai possibilitar reforçar as políticas públicas às crianças e adolescentes, em todos os setores”, elogiou. Segundo a assessora do Iedes e coordenadora de Gestão do Projeto, Janeide Franca, a pesquisa foi feita não só com os jovens, como também em órgãos de diversos segmentos. “Para cada um, foi feito um questionário sobre informações de suas áreas. Uma forma de conhecer os trabalhos que são executados e os investimentos a serem realizados”, explicou.

A pesquisa foi uma realização do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), que é vinculada àSecretária Executiva de Assistência Social de Jaboatão.
Jaboatão abre as portas da Casa de Semiliberdade
Unidade, instalada no bairro de Candeias, funcionará 24 horas e terá capacidade para abrigar 26 adolescentes
Jaboatão dos Guararapes ganhou na manhã desta quarta-feira (03/10) um espaço para abrigar jovens em processo de ressocialização. É que a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), órgão vinculado ao Governo do Estado, inaugurou a primeira Casa de Semiliberdade (Casem) no município, situada no bairro de Candeias. A instituição será comandada por Suzete Lúcio.
A solenidade de inauguração contou com a apresentação musical de integrantes da Orquestra Cidadã – Meninos do Coque. “Acredito que essa Casa poderá proporcionar a esses adolescentes oportunidades que antes eles não tinham. No meu caso, posso dizer que tive minha vida salva pela arte. Antes de ser descoberto pela música, era usuário de drogas”, contou Isaías Tavares, 19 anos, membro do grupo artístico desde os 14.   
"A comunidade teve uma boa receptividade com esta instalação, portanto, acredito que a Casem irá trazer bons frutos para a cidade”, destacou o vice-prefeito de Jaboatão, Edir Peres. Já Alberto Vinicius, presidente da Funase, destacou a parceria com o Governo Municipal como processo importante na consolidação de políticas públicas do gênero no Estado. “Jaboatão tem menos adolescentes no sistema socioeducativo do que as cidades vizinhas. Isso reflete em um belo trabalho desenvolvido pela prefeitura, que nós, integrantes do Governo Estadual reconhecemos”, afirmou. 
O espaço tem capacidade para abrigar 26 adolescentes, do sexo masculino, dos 12 aos 16 anos, que vão cumprir as medidas socioeducativas em períodos de reclusão ou de atividades externas.  Em Jaboatão, a parceria será realizada com a integração de várias secretarias do município, a exemplo da Saúde, Promoção da Cidadania e Educação, onde os internos da Casem serão incentivados a estudarem nas escolas da rede municipal de ensino. 
O evento também foi prestigiado pelas secretárias municipais Socorro Rodrigues (Mulher), Carmelucia Galvão (Assistência Social), além da gestora interina da pasta de Promoção da Cidadania, Margarida Soares.
Jaboatão ganha Casa de Semiliberdade
Unidade abrigará 26 adolescentes com faixa etária de 12 á 16 anos
 Na manhã da próxima quarta-feira (03/10), o município de Jaboatão dos Guararapes ganhará uma nova Casa de Semiliberdade (Casem). É que a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), vinculada ao Governo do Estado realizará a inauguração da unidade, situada no bairro de Candeias. Com essa instrutura, serão sete instaladas em Pernambuco. 
O espaço tem capacidade para abrigar 26 adolescentes, do sexo masculino, dos 12 aos 16 anos, que vão cumprir as medidas socioeducativas em períodos de reclusão ou de atividades externas.  Em Jaboatão, a parceria será realizada com as Secretarias de Saúde e Educação, onde os internos da Casem serão incentivados a estudarem nas escolas da rede municipal de ensino. 
Serviço
Inauguração da Casa de Semiliberdade Jaboatão dos Guararapes
Data: 03/10/2012 
Horário: 9h
Endereço: Rua Dona Maria José do Amaral Leite, nº 6303 – Candeias – Jaboatão dos
Guararapes. 
Abertas inscrições para a Exposaúde
Evento objetiva o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais da saúde de Jaboatão
A partir desta terça-feira (02/10), os trabalhadores da saúde de Jaboatão dos Guararapes já podem se inscrever na “Exposaúde”. A mostra está sendo organizada pela Prefeitura, em parceria com a Faculdade dos Guararapes (FG), com o objetivo de proporcionar um intercâmbio de experiências entre os profissionais do setor, além de aprimorar as ações da rede de saúde municipal. 
Intitulado “EXPOSAÚDE – Jaboatão dos Guararapes, 2012”, o evento terá como tema central: “Integralidade na Gestão Municipal da Saúde” e será realizado nos dias 06 e 07/12, na Faculdade dos Guararapes, situada na Rua Comendador José Didier, 27 – Piedade, Jaboatão dos Guararapes – PE.  
As inscrições são gratuitas e devem obedecer às condições contidas no regimento do evento. A ação é restrita aos profissionais da saúde do município. Para realizar a inscrição, o participante deverá preencher o formulário disponível no endereço abaixo. 
Jaboatão assina contrato para obras de contenção do avanço do mar
A empresa responsável é a OAS Construtora. A previsão é de que o trabalho recupere 5,8 quilômetros da orla
Em breve,  toda a orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhará um novo visual. É que foi assinado nesta segunda-feira (1/10), o contrato com a OAS Construtora, para as obras de contenção do avanço do mar. Cerca de 5,8 quilômetros de orla serão recuperados, com aproximadamente 40 metros de faixa de areia. Para o engordamento artificial, serão investidos R$ 40 milhões, verba federal e municipal. 

Segundo explica a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Fátima Lacerda, os serviços serão iniciados com a licença ambiental, que será expedida, nos próximos dias, pela Agência de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH). “Com essa autorização, podemos dar a ordem de serviço. O período de conclusão será entre quatro e seis meses”, disse.

Lacerda ressaltou que enquanto não sai o licenciamento, a empresa já pode estruturar o canteiro de obras e trazer os equipamentos. A gestora destacou ainda os locais onde as obras serão iniciadas. “Iremos priorizar os pontos mais críticos da cidade, principalmente nos trechos próximos a hotéis e prédios. Para atender as exigências do órgão Estadual, será contratada uma empresa para fiscalização e monitoramento ambiental”, acrescentou.

De acordo com o representante da OAS, Alílio Oliveira, o processo das obras de contenção se dará da seguinte forma: um navio do tipo aspiradora (que também pode trabalhar em movimento), realizará o recolhimento da areia, que será armazenada em um reservatório. Posteriormente, o navio se deslocará para a área próxima ao local e um rebocador fará o transporte até a beira-mar. Para espalhar a areia, será usada uma retroescavadeira. 

Após projeto executivo feito pela Coastal Planning Engineereing do Brasil (CPE), as praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada receberão aterramento, o equivalente a quase 1000 metros cúbicos de areia (o que representa 60 mil caminhões do tipo caçamba). A jazida de areia está situada nas imediações do Cabo de Santo Agostinho. A distância do local e a praia de Piedade é cerca de nove milhas. Ou seja, 14 km de extensão.

Fim de semana de atividades recreativas em Jaboatão
Projeto “Noite de Paz, Ruas de Lazer” levou recreação à população de comunidades jaboatanenses
Neste fim de semana, os jaboatonenses puderam participar de mais uma edição do programa municipal “Noite de Paz, Ruas de Lazer”. O projeto tem como finalidade despertar na população a prática de atividades esportivas. Realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, a ação ofereceu oficinas de vôlei, xadrez e futebol, além de brincadeiras infantis e atividades culturais aos moradores dos bairros de Jardim Jordão, Barra de Jangada, Curado II e o Córrego da Gameleira.
O programa integra o Plano Municipal de Combate às Drogas, lançado recentemente pela Prefeitura.  “Qualquer um pode participar da ação, que é gratuita, porém, nosso  foco será no jovem que apresenta uma maior vulnerabilidade de envolvimento com as drogas. Para isso, criamos uma Integração sócio-esportiva entre crianças de comunidades periféricas do município”, destacou o secretário de Esportes de Jaboatão, Marcus Sanchez. Para isso, equipes multidisciplinares visitaram as localidades durante o final de semana, no horário das 16h às 20h.

Escola com a maior nota do Ideb de Jaboatão ganha passeio ao cinema
Os alunos da Porto da Cidadania, de Lagoa das Garças, atingiram a nota 5,7. Em todo o município, a rede de educação alcançou a meta estabelecida pelo MEC
Luz, câmera e...muita diversão. Essas palavras resumiram o momento em que os alunos da escola Porto da Cidadania, de Lagoa das Garças, vivenciaram na última sexta-feira (28/09). Os 360 alunos ganharam um passeio ao cinema. O motivo foi porque a unidade conquistou a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). 

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Jaboatão obteve 3,9. A meta estabelecida é de 3,6. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o índice foi 3, cuja meta é o mesmo número. A Escola Porto da Cidadania teve a média 5,7. “Esse resultado foi fruto de um trabalho conjunto, onde o município tem se preocupado em investir na área de Educação, possibilitando resultados positivos”, destacou a gestora Maria Zacarias de Souza.

Os alunos João Henrique, de 10 anos, e Joycilene Holanda, da mesma idade, eram só sorriso no rosto. “Estou visitando o cinema pela primeira vez e tudo está sendo novidade”, contou João. Para sua colega, “o passeio foi resultado de um esforço onde todos se empenharam”. De acordo com a secretária Executiva de Educação, Elilene Soares, a ação visou reconhecer o empenho dos professores e alunos. “Hoje foi uma forma de fazer com que toda a equipe se confraternizasse, mas de maneira educativa, com um filme que mostra uma mensagem”, destacou.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Amorim, ações não só de infraestrutura, como também na qualificação do ensino e com os professores foram os principais fatores para que a cidade atingisse mais uma vez o índice do Ideb. “A cada seis meses, promovemos uma avaliação em todas as escolas para identificar os pontos positivos e os que precisam ser melhorados. Com isso, estamos resgatando a educação em Jaboatão que, antes, tinha um resultado negativo do Ideb em Pernambuco. Nossa meta é atingir, em 2016, a média proposta pelo MEC de 2020”, assegurou.

Prestigiando o momento, o vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Edir Peres, destacou a evolução da educação na cidade. “A atual gestão tem se preocupado em investir nas crianças, através da Educação. São construções de novas escolas, programas para os alunos e atividades de reciclagem para os docentes. São condições que permitem uma evolução gradativa. E hoje foi um ato simbólico para que todas as escolas se empenhem e consigam obter a meta estabelecida do Ideb”, disse.




Nenhum comentário:

Postar um comentário